19/04/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Qualidade de vida - isso é o que importa!

Com foco no bem-estar dos servidores, as unidades prisionais fazem ações inovadoras e criativas

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Metropolitana (CQVidass) deram um exemplo ao escolher o mês de abril como dedicado à qualidade de vida. Esse período é considerado como “Mês Mundial da Promoção de Saúde”. A exemplo de inúmeras programações nas mais diferentes esferas, as unidades prisionais aderirem ao slogan e promoverem ações diferenciadas de saúde.

O CQVidass estruturou para o mês de abril uma série de palestras de orientação sobre a importância da vacinação, formas de prevenção e cuidados necessários.

Segundo Valéria Aparecida Costa, diretora de saúde do CQVidass, as visitas às unidades prisionais foram estabelecidas a partir da constatação da baixa adesão à imunização em 2015 contra a Influenza. Por meio de palestras esclarecedoras, ela destacou que a finalidade desses encontros foi buscar justamente um maior apoio dos servidores à campanha atual.

Nessa mesma linha de raciocínio, a Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, promoveu nos dias 7 e 8 de abril, vacinação contra influenza (H1N1), sarampo, caxumba e rubéola aos presos e corpo funcional. Ao todo, foram aplicadas 1.600 vacinas.

No CDP “Ederson Vieira de Jesus”, de Osasco I, as ações de saúde que são realizadas rotineiramente pela unidade são intensificadas nos períodos de campanha. Bom exemplo vem das palestras antitabagismo, câncer de próstata, testes rápidos de HIV e de glicemia capilar, prevenção de diabetes e pressão arterial. A unidade também promoveu orientação odontológica sobre higiene e prevenção de câncer bucal aos detentos, palestra sobre orientação de prevenção da Dengue, Zica e Chikungunya, além de campanhas de vacinação de Influenza (H1N1), voltada aos detentos e servidores e busca ativa de tuberculose.

A Penitenciária Franco da Rocha III também se mobilizou para as ações de qualidade de vida e de combate ao câncer. A diretoria e o núcleo de saúde da unidade promoveram palestras, contando com o apoio dos profissionais do Instituto Acqua, referência em projetos voltados especificamente para atendimento à saúde.

A primeira semana de abril na Penitenciária “José Parada Neto”, Guarulhos I foi repleta de ações de conscientização sobre qualidade de vida aos reeducandos e servidores. A equipe de saúde da unidade e os professores da rede estadual da escola vinculadora uniram forças com atendimentos médicos e de enfermagem e palestras aos alunos do ensino regular. Paralelamente, afixaram cartazes em diversos locais de fluxo, a fim de destacar a importância do assunto e motivar a reflexão da população carcerária e do corpo funcional.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) Pinheiros III reuniu os servidores em torno de palestras tendo como foco o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Igual iniciativa teve o CDP “ASP Vanda Rita Brito do Rego”, de Osasco I, que afixou cartazes sobre o combate ao câncer em vários pontos da unidade prisional.

Danças de roda

Na Penitenciária Feminina Sant’Ana, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a diretoria do Núcleo de Educação, promoveram ações de qualidade de vida em forma de Rodas de Danças Circulares em Cadeiras com os servidores da unidade prisional. Buscando alcançar o maior número de funcionários, as atividades foram feitas em locais e horários diferentes, no dia 6 de abril.

Os movimentos e arranjos coreográficos foram coordenados pelo servidor Osvaldo Rocha, com a participação média de 30 servidores em cada sessão. Segundo ele, o objetivo é proporcionar uma atividade dinâmica, descontraída e eficiente, já que trabalha um grande número de articulações. A partir de alongamento suave, a dança auxilia na coordenação motora, condicionamento físico, concentração, flexibilidade, postura, consciência corporal, criatividade, memória e humor.