08/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Gestantes são preparadas para a maternidade na PF de Tupi Paulista

Unidade promove atividades de reflexão para as futuras mães

Reeducandas durante o "Café Gestante"

A Penitenciária Feminina (PF) de Tupi Paulista iniciou, em 14/10, o primeiro encontro do projeto “Meu bebê, minha vida”, que visa conscientizar as gestantes a respeito de valores, comportamentos e ações em suas vidas. Dezoito reeducandas grávidas e duas mães que tiveram seus filhos recentemente participarão de reuniões semanais, na ala de amamentação da unidade.

Durante as seis semanas de projeto serão realizadas dinâmicas reflexivas, palestra educativa sobre direitos básicos da mãe durante a gestação e pós-parto, conscientização sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido, exibição de filmes com foco na responsabilidade da maternidade, estreitamento das relações afetivas entre mãe e bebê, além do “Café Gestante” – uma parceria entre o Centro de Trabalho e Educação e a Padaria Artesanal da unidade. Ao término desse período será promovida mensalmente a revitalização dos temas tratados até o nascimento dos bebês.

A medida foi idealizada pela diretoria de Reintegração e Atendimento à Saúde, Núcleo de Saúde e estagiários de psicologia, ressaltando a responsabilidade materna e a afetividade. “As reeducandas se identificam com o bebê que está crescendo dentro delas e essa experiência determina o modo com que elas visualizam o mundo”, comenta a diretora da unidade, Adriana Alkmin Domingues. Devido à grande demanda de gestantes na PF, outras edições do projeto serão promovidas.