Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/04/16 | Eliane Borges – Croeste

Sentenciados e servidores de SJRP e Riolândia recebem vacinação contra H1N1

Além da imunização antecipada, as unidades prisionais deram início à campanha de conscientização

Em 28 de março, a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário e a Divisão de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde deram início a vacinação em servidores e sentenciados das unidades prisionais de São José do Rio Preto e Riolândia. Os trabalhos deverão ser finalizados até 15 de abril, no entanto, essas unidades serão revacinadas durante a Campanha Nacional prevista para o mês de maio.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Solange de Medeiros Pongelupi, até o dia 4 de abril, 65% da população prisional e 66% dos servidores dos estabelecimentos contemplados já haviam sido imunizados, o que representa 4.084 sentenciados e 612 funcionários. Segundo ela, concomitantemente, gestores da área de saúde estão se organizando para a Campanha de Imunização Influenza prevista para a segunda semana do mês de maio.

Mesmo vacinados, os internos e funcionários do Centro de Ressocialização Feminino, Centro de Progressão Penitenciária e Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, assim como da Penitenciária e Centro de Detenção Provisória de Riolândia serão revacinados com o novo lote da vacina com composição 2016. De acordo com a diretora do Centro Regional de Atenção à Saúde da População Prisional da Região Oeste, Denise Yukiko Tomokane, este ano o vírus era esperado para aparecer entre maio e julho, mas se antecipou. “É importante esclarecer que as manifestações clínicas muitas vezes são causadas por outros tipos de vírus, como o do resfriado comum, que também é frequente durante o período sazonal da influenza e estes não serão prevenidos pela vacina, uma vez que ela é específica para as cepas dos vírus influenza incluídas na sua composição”, afirma ela.

Além da vacinação, os estabelecimentos prisionais estão elaborando palestras, orientações de saúde e confeccionando cartazes, além de iniciarem a procura de casos sintomáticos para, caso houver, dar início ao tratamento. As demais unidades também estão realizando trabalhos de conscientização, como o Centro de Ressocialização de Araçatuba onde a enfermeira da unidade se reuniu com a população carcerária para orientá-la, assim como vem sendo feito com as visitas.

Saiba Mais

Segundo Denise, a influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência para epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar perto de alguém sadio ou, após contato com superfícies recém-contaminadas ou se alguém levar a mão à boca, olhos e nariz. “Os vírus influenza pertencem à família Orthomyxoviridae, subdividem-se em três tipos: A, B e C e podem apresentar mutações. Os dois primeiros tipos de vírus são os responsáveis por epidemias sazonais, com duração variável e, frequentemente, associados ao aumento das taxas de hospitalização e óbito”, explica a diretora.

aasassa
Topo