Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/04/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Exercícios simulados de emergência na Coremetro

Servidores da Coremetro participam de exercício simulado de emergência

No que depender dos 134 servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), a ordem, em momentos de incêndio, será mantida. Em exercício simulado de emergência e abandono de edificação, integrado a um treinamento de combate a princípio de incêndio, todos foram aprovados no quesito obediência e prontidão.

O treinamento, realizado no dia 4 de abril, foi resultado de uma organização conjunta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Grupo Antissinistro (GAS), ambos da Coremetro, em obediência à legislação vigente que determina a realização anual do exercício simulado de emergência para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Segundo Frederico Conrado Daenekas Filho, comandante do GAS, o treinamento é importante porque fomenta a cultura de prevenção entre os servidores. “A ação objetiva prepará-los para agir corretamente em uma situação de emergência”, destacou.

Na avaliação de Daenekas Filho, os servidores tiveram um ótimo desempenho no simulado de evacuação do ambiente. De acordo com ele, a ação durou 1 minuto de 58 segundos. “Tempo considerado excelente para que todas as pessoas que estejam em uma edificação saiam ilesas em caso de emergência”, avaliou.

Após a evacuação, o GAS e a Cipa promoveram um treinamento de combate a princípio de incêndio. Na ação, Marcelo Nunes da Silva, membro do GAS, comandou simulações com um botijão de gás de uso residencial e demonstrou formas seguras de extinguir o fogo em caso de vazamento. Iguais cuidados e orientações também foram passadas quanto ao uso de extintor adequado diante da queima de óleo diesel que foi debelado com extintor de pó químico.

As ações contaram com a participação dos membros da Cipa, Paula Regina Pinheiro e Helton Imamoto. Dentre os servidores da Coremetro que apoiaram o exercício, destaca-se o apoio do Coordenador da Coremetro, Antonio José de Almeida. Nesse grupo estavam também Agentes de Segurança Penitenciária, Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária, oficiais e analistas administrativos, assistentes técnicos e executivos públicos, entre outros.

aasassa
Topo