12/04/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Corevali promove palestra sobre os desafios da profissão do agente penitenciário

Evento foi ministrado por psicólogo referência do sistema prisional e teve adesão de mais 150 servidores

A prisionização foi tema de uma palestra realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), na noite do dia 31 de março, no auditório do Sest/Senat de Taubaté.

Psicólogo aposentado da SAP e professor de Criminologia Clínica da Faculdade de Direito da USP, o palestrante Alvino Augusto de Sá falou por quase duas horas sobre o sistema prisional e os desafios da profissão do agente penitenciário.

O evento contou com a participação de 152 servidores, entre diretores gerais, diretores de segurança e agentes penitenciários. O promotor Paulo José de Palma abriu a cerimônia e destacou a importância da função do servidor penitenciário no contexto social. Além do magistrado, também esteve presente na plateia a juíza da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, Sueli Zeraik.

“Repensar as práticas que acontecem diariamente dentro do cárcere representa um importante exercício de conscientização do nosso fazer profissional. Afirmar que a cultura institucional é reproduzida em maior ou menor grau dentro das diversas instituições é simplesmente dizer o óbvio, no entanto, nem sempre o fato de ser óbvio garante que se tenha sobre a referida ‘verdade’ uma consciência necessária, uma consciência que seja transformadora”, explica a organizadora do evento e diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da Penitenciária I de Potim, Karina Prates.

O evento teve apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Promotoria de Justiça das Execuções Criminais, do Tribunal de Justiça e do Conselho da Comunidade das Varas de Execuções Criminais de Taubaté.

Além das autoridades do Judiciário, do Conselho da Comunidade e representantes da SAP, estiveram presentes no evento o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior, os diretores gerais e diretores de segurança da Penitenciaria I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado”, do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha” e da Penitenciária Feminina II (de Tremembé), do Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, do Centro de Ressocialização Feminino e Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, das Penitenciárias I e II de Potim.