Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/16 | Renato Venturini - Interlocutor CRC

CRC promove campanha de acompanhamento do diabetes mellitus

Ação tem como desafio alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e melhora a qualidade de vida dos servidores


Uma das opções de café da manhã saudável

Dica de café da manhã

Um das refeições que fez parte do cardápio

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC), através do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), está promovendo uma campanha de acompanhamento do diabetes mellitus. A ação, que começou em abril de 2015, tem como objetivo zelar pela saúde dos servidores portadores dessa patologia, proporcionando-lhes aconselhamentos e visando melhorar a qualidade de vida dos atendidos. A campanha tem caráter preventivo, pois realiza periodicamente testes de glicemia e aferição da pressão arterial, para diagnosticar possíveis novos casos.

No momento, oito servidores são atendidos pelo programa, sendo que desses, dois casos são de grau médio para alto e seis são de grau moderado. Toda sexta-feira os participantes têm a pressão arterial aferida, fazem teste de glicemia e recebem aconselhamento sobre alimentação saudável e atividades físicas que ajudam no combate a esse mal.

Para a enfermeira Bárbara Aparecida Lima de Moura, do CQVIdass da CRC, responsável pela realização dos exames e do acompanhamento dos servidores portadores do diabetes mellitus, o objetivo desse trabalho semanal é realizar uma ação educativa para instruir o diabético, e os possíveis novos casos, sobre como proceder quando diagnosticado com a doença e conscientizá-lo sobre a importância do cuidado com a saúde que deverá se estender por toda a vida.

Tendo em vista a importância do assunto, no último dia 11, a diretora do CQVidass da região central, Adriana Cortado Shammass de Mancilha, e a sua equipe de trabalho, realizou um café da manhã recheado de dicas e informações sobre como preparar uma refeição saudável. Na ocasião foram oferecidas para os servidores, três opções diferentes de cardápio, repleto de frutas e alimentos que ajudam amenizar os sintomas da doença.

O diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença e este número deve chegar a 380 milhões em 2025. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: são 13,7 milhões de pessoas, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

O diabetes é uma doença de base genética e hereditária. Em geral, se há histórico na família entre parentes de primeiro grau, há possibilidades maiores de desenvolver a doença. Trata-se de uma síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes apresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo. Com a deficiência de insulina, o organismo não absorve a glicose e as taxas de açúcar no sangue aumentam de forma permanente, o que se caracteriza como hiperglicemia e dá origem ao diabetes.

Além do fator genético, o diabetes é uma doença totalmente ligada ao estilo de vida adotado. Uma pessoa com alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares e produtos industrializados e pobre em vegetais, legumes e frutas, tem mais disposição a desenvolver o diabetes. Sedentarismo, obesidade e tabagismo também são fatores de risco e, juntos, contribuem para o aparecimento da doença.

Por ser uma doença sistêmica, o diabetes pode prejudicar diversos órgãos, se não for controlado adequadamente, por meio de um tratamento multidisciplinar que envolve medicamentos, dieta regulada e equilibrada e exercícios físicos. Dentre as complicações do diabetes estão: retinopatia diabética, edema macular diabético, pé diabético, infarto, entre outros.

A campanha tem a função de informar os portadores do diabetes mellitus sobre como conviver com a doença e ter mais qualidade de vida, a partir de boas práticas. O diagnóstico e a confirmação, através de exames específicos, devem ser realizados por um médico.

aasassa
Topo