Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/03/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Coordenadoria Central recebe recursos para automatizar portas de celas

A Ação reflete diretamente na segurança dos agentes de segurança penitenciária

O Diário Oficial do Estado de São Paulo, publicou no dia 19/02 a informação de que o Governo paulista liberou R$ 3.021.442,00 para realizar a automação das portas das celas em 23 presídios em todo o estado. Na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC) os trabalhos serão realizados em quatro estabelecimentos prisionais coordenados pela CRC:

Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto, Penitenciária de Capela do Alto, Penitenciária de Mairinque e Penitenciária de Casa Branca.

Jean Ulisses Campos Carlucci "Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central do Estado de São Paulo", explica que a ação reflete diretamente no trabalho diário dos agentes. “O sistema automatizado minimiza os riscos inerentes a nossa profissão, pois permite que os servidores exerçam suas atribuições com menor contato com a população carcerária, sem descuidar da atenção necessária, contribuindo para uma maior segurança e preservação da integridade física”, diz.

O método foi desenvolvido por técnicos da secretaria da Administração Penitenciária e prioriza a tecnologia, através de um painel de botões eletrônicos, que quando acionados, controlam a abertura e o fechamento automático das portas das celas. Em caso de queda de energia, o trabalho não é prejudicado, já que este está ligado a uma central elétrica de gerador de energia.

Atualmente na CRC, três unidades prisionais estão em processo de automação (Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” II de Itirapina, Penitenciária de Iperó e Penitenciária “Nelson Vieira” I de Guareí) e otras oito unidades já estão 100% automatizadas (Centros de Detenção Provisória de Jundiaí, Hortolândia, Campinas, Americana, de Sorocaba e Piracicaba, Penitenciária III de Hortolândia e Ala de Detenção Provisória de Iperó.

Em todo o Estado de São Paulo, 50 estabelecimentos prisionais já foram já automatizados.

aasassa
Topo