29/03/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araraquara forma reeducandos em curso de Espanhol

A cerimônia de entrega dos certificados contou com diretores, escritora, padre e familiares de preso

No dia 20 de fevereiro foi realizado o cerimonial de entrega do diploma de conclusão da 1ª Turma do curso de Espanhol, no Centro de Ressocialização (CR) de Araraquara, ocasião que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas representantes da Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) de Ribeirão Preto e Araraquara; Padre Bruno Sedenho, a escritora Darci Dantas, o estudante de letras e chileno Ignácio Andre Perez Vergara e familiares dos reeducandos.

De início foram executados os hinos nacional brasileiro, da Espanha e da SAP.

A cerimonialista foi a Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Valdete Gomes Ribeiro, que é uma das responsáveis pela área de educação da unidade, tendo também tomado a palavra para abertura o diretor geral substituto Afonso Bras Ferreira, em seguida o também responsável pela educação José Paulo de Farias Junior falou da importância da educação no contexto da ressocialização e reintegração social. Na sequência, o gerente regional da Funap em Ribeirão Preto, Silvio Luís do Prado discursou sobre a atuação da Funap no sistema prisional e a sua missão em ressocializar; apresentou ainda o vídeo institucional da Funação. Tomou a palavra também a escritora Darci Dantas, que falou sobre a importância de se buscar uma mudança de vida, do perdão, reconciliação familiar e trilhar novos horizontes. O Padre Bruno Sedenho, fez uma oração e benzeu a todos os presentes e as instalações da unidade.

Precedendo as apresentações dos 10 reeducandos formados, o visitante estrangeiro Ignácio discursou sobre perseverança, dizendo que: "Aqueles que tem paciência e insiste no aprendizado, seja ele educacional e até mesmo da vida, com certeza vai ser premiado com resultados surpreendentes", ensinou.

A seguir, as autoridades e familiares entregaram os certificados aos reeducandos.

Eles cantaram a música "Hacerte esta de moda" e interpretaram um conto policial, demonstrando o nível intermediário avançado dos estudos em espanhol.

Foi apresentada também, em homenagem aos reeducandos, a música "Rareza", versão da música Raridade de Anderson Freire, momento este de muita emoção.

Foi servido um coquetel cujo o menu foi composto de comidas típicas espanholas (tapas, tortillas, sangria sem álcool, água e refresco).

“Concluímos assim que o evento serviu não só para um conhecimento especifico da língua espanhola (a segunda mais falada no mundo), como também contribuiu para a cultura, conhecimento da Europa, em especial da Espanha, seus costumes, alimentos, vestimentas, esportes, climatização, etc., além de contribuir para fortalecer e valorizar ainda mais a autoestima dos reeducandos formandos, e sobretudo, do professor que também é um reeducando e monitor da Funap, sendo com certeza, um evento inédito no sistema penitenciário Brasileiro”, destacou o diretor da unidade.