28/03/16 | Assessoria de Imprensa - SAP e Coordenadorias Regionais

SAP é premiada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Coordenadorias fazem o controle anual da doença

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) fez inúmeras atividades voltadas para o dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB) comemorado neste dia 24. Esse esforço foi premiado pelo Programa de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo, uma das divisões que compõe o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças. Foram premiadas 40 unidades que conseguiram atingir um número maior de exames realizados e ações de conscientização.

Croeste

Em algumas unidades da Coordenadoria da Região Oeste houve palestra de conscientização, caso do Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente, que contou com a ministração do Dr. Paulo José Mazaro, o CR de Araçatuba e as Penitenciárias Feminina de Tupi Paulista, a de Irapuru, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Presidente Prudente, a PI e PII de Presidente Venceslau, PII de Mirandópolis e PIII de Lavínia também realizaram conversas sobre o tema. Mesmo caso do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia, que forneceram orientações do enfermeiro Danilo B. de Pádua Paz.

A Penitenciária de Andradina distribui panfletos e afixou cartazes, assim como nas unidades já citadas acima, aconteceu nos demais centros prisionais busca ativa de sintomático respiratório de TB, teste rápido molecular e de sensibilidade.

Coremetro

A Coordenadoria da região metropolitana realizou buscas ativas através de testes de Bacilo de Koch (BK), bactéria causadora da tuberculose. As unidades que forneceram esse exame são: PI, PII de Guarulhos, P de Parelheiros, PF da Capital, PF de Santana, PI, PII e PIII de Franco da Rocha, os CDPs de Mauá, Diadema, Itapecerica da Serra, Franco da Rocha, Vila Independência, Santo André, São Bernardo do Campo, os CDPs I e II de Guarulhos, Belém e Osasco e os II, III e IV de Pinheiros. Os CPPs de Franco da Rocha, Butantan e São Miguel Paulista também dispuseram exames de detecção do BK.

CRN

As penitenciárias de Álvaro de Carvalho, Araraquara, Avanhandava, Avaré, Balbinos, Bernardino de Campos, Cerqueira César, Getulina, Iaras, Itaí, Marília, Pirajuí e Reginópolis, os CRs masculino e feminino de Araraquara, Avaré, Lins, Jaú, Marília, Ourinhos, os CDPs de Bauru, Cerqueira César, Pontal, Ribeirão Preto e CPPs de Bauru e Jardinópolis realizaram busca ativa, mandando amostras recolhidas dos reeducandos para análise em laboratório.

Corevali

As 18 unidades prisionais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral realizaram busca ativa. Também foram feitas palestras e entrega de flyers.

CRC

As unidades prisionais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central do Estado foram orientadas a entrar em contato com os laboratórios de análises clínicas para combinar o fluxo e a quantidade dos exames a serem realizados. Os centros de ressocialização foram orientados a fazer uma parceria com a Secretaria de Saúde dos municípios. Foram realizadas palestras informativas a todas às pessoas privadas de liberdade, com orientações sobre os sinais e sintomas da doença, modo de transmissão, tratamento e a maneira correta de coletar o escarro. Também foram realizadas buscas ativas nos pavilhões como medida profilática para registro de novos casos. Folders foram distribuídos e cartazes sobre a campanha foram afixados em locais de fluxo de passagem de servidores e detentos, que se comprometeram a agir como multiplicadores do conhecimento adquirido, repassando as informações para os seus familiares. Ao identificar os casos sintomáticos respiratórios detectados foram encaminhados para realizarem o exame de baciloscopia.

Coordenadoria de saúde do sistema penitenciário

Há muitos anos os núcleos de saúde das unidades prisionais da SAP realizam a busca ativa em sua rotina de trabalho, pois é sabida a importância de se diagnosticar e tratar corretamente e prontamente os casos de TB pulmonar para interromper a cadeia de transmissão da doença.

Além da busca rotineira, há duas vezes por ano a campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose, que é geralmente realizada na primeira quinzena dos meses de março e novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população privada de liberdade representa aproximadamente 0,3% da população brasileira e contribui com 7,8% dos casos novos de tuberculose notificados no país. Também é particularmente elevada a frequência de formas resistentes relacionadas ao tratamento irregular e à detecção tardia nesse grupo populacional.

No período de 01 a 15/03/2016 foi realizada a campanha, considerada como 1ª fase. Durante este período as equipes de saúde realizaram a coleta do escarro (primeira etapa diagnóstica) daqueles considerados sintomáticos respiratórios e ofereceram atividades de conscientização de prevenção, muitas envolvendo a participação dos reeducandos e orientações do procedimento correto para a coleta do escarro visando a qualidade da amostra que é de primordial importância para o diagnóstico.

O Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) disponibilizou duas artes para serem impressas nas unidades e utilizadas como material de apoio: cartazes que foram afixados em locais estratégicos, folhetos informativos para reeducandos, além de incentivar as equipes de saúde a ministrarem palestras e outras atividades de conscientização.

Unidades premiadas pelo CVE

Penitenciária de Álvaro de Carvalho