22/03/16 | Fernanda Lourenço - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araraquara retoma as atividades do Clube do Livro

O evento reuniu reeducandos e autoridades no Centro de Ressocialização

Em um encontro triplo entre cultura, educação e meio ambiente o CR de Araraquara no dia 3 de março, retomou as atividades do “Clube do Livro”, projeto realizado pela parceria da Fundação Palavra Mágica com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e deu continuidade ao Projeto “Natureza e Literatura, um encontro ideal” criado pela escritora Darcy Aparecida Dantas, membro da Academia de Letras do Brasil, participante da palestra.

O evento reuniu reeducandos, o diretor da CR, Carlos Eduardo Serráglio, o vice-prefeito da cidade, Coca Ferraz - também Presidente da Academia de Letras Brasileiras Araraquara e professor da Ufscar de São Carlos -, gerentes regionais e o escritor e diretor da Funap, Fernando de Moraes.

Durante a abertura do evento, realizada pela funcionária Valdete Gomes Ribeiro, foram cantados os Hinos Nacional Brasileiro e o da Secretaria de Administração Penitenciária. Em seguida, o diretor da CR, Carlos Eduardo Serráglio e o vice-prefeito, Ferraz, ressaltaram a importância da leitura como estímulo para novos pensamentos, conduzindo a novos horizontes e a esperança de uma vida melhor. Já o gerente regional da Funap, Silvio Luiz Dom Prado, apresentou o Programa de Educação e Trabalho (PET) desenvolvido nas unidades prisionais do Estado de São Paulo, que tem como finalidade contribuir para a inclusão social dos reeducandos por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

O escritor Moraes palestrou sobre seu livro "Renovo: o poder de se reinventar”, conquistando o público. Logo após, a escritora Darcy Aparecida Dantas premiou as poesias escritas pelos internos, homenageando e presenteando os três melhores. Darcy finalizou o evento com a divulgação de seu programa “Plante uma árvore e ganhe um livro”, e doou mudas de plantas frutíferas e de árvores aos ressocializandos e funcionários.