Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/03/16 | Eliane Borges - Croeste

Número de sentenciados participando do Enem dobra em cinco anos na região

Entre 2011 e 2015 a quantidade de inscritos privados de liberdade passou de 1.899 para 3.733 no oeste do Estado

O número de sentenciados que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) entre as unidades prisionais administradas pela Coordenadoria da Região Oeste do Estado (Croeste) praticamente dobrou no último quinquênio. Neste período, a quantidade de inscrições saltou de 1.899 para 3.733 considerando os 34 estabelecimentos participantes. Da mesma maneira, o número de aprovados vem aumentando desde 2013, quando houve mudanças nos critérios de avaliações das disciplinas e redações, totalizando 127 aprovações naquele ano, 181 em 2014 e 211 no último exame.

Em 2015, somente na área de abrangência da Croeste, 3.733 presos foram inscritos no exame sendo 211 destes aprovados nas duas fases, tanto nas disciplinas como na redação, o que representa um percentual de 5,65% do total de inscrições. Após a aprovação, o reeducando S.R.L., 44, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso conquistou o 3º lugar no Programa Universidade para Todos (ProUni) e foi pré-selecionado para cursar Direito em uma universidade de Guarulhos, em São Paulo, e aguarda agora a análise das documentações. Aos demais aprovados que ainda não possuíam ensino médio, serão concedidos certificados de conclusão.

O maior interesse pelo Enem pode ser reflexo de novas políticas de educação implantadas nas unidades em 2013 e o empenho dos profissionais que atuam na área. Até então, o ensino nos presídios ficava sob responsabilidade da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Desde que a Secretaria Estadual de Educação assumiu as salas de aula vinculando-as a escolas públicas.Os professores dessas escolas passaram a lecionar nos presídios, aplicando o modelo convencional de ensino. Os alunos são organizados por séries e recebem certificados de conclusão de curso.

Outro fator a ser considerado é o acentuado crescimento no sistema penitenciário como um todo. Considerando a população carcerária paulista, a maior do país, entre 1 de janeiro de 2011 e 18 de janeiro de 2016, o número de pessoas em cumprimento de pena cresceu em 58.753, com um aumento na ordem de 955 presos por mês. A média é calculada com base na população existente na data inicial e na data final, uma vez que nesse período ocorreram inclusões e exclusões de apenados. Neste período, a população carcerária total no estado saltou de 170.829 para 226.993 pessoas presas.

OUTROS DESTAQUES EM 2015

Medalha de Bronze e menção honrosa na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em junho e setembro de 2015 contou com aproximadamente 18 milhões de alunos inscritos em todo território nacional, sendo que 1.881 desses cumpriam pena em 15 das 34 unidades prisionais participantes subordinados à Croeste. Em meio a um universo de 900 mil aprovados na primeira etapa, 176 sentenciados passaram para a 2º fase e cinco destes, estudantes do ensino fundamental, conquistaram premiações. Os demais finalistas receberam certificado de participação.

Neste cenário, destaca-se a Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis que, em conjunto com a escola vinculadora E.E “Dona Noemia Dias Perotti”, levou o sentenciado L.A.J a conquistar uma das 909 medalhas de bronze destinadas a alunos do Estado de São Paulo e outros dois apenados, D.S e J.A.S.S, a receberem certificados de menção honrosa. Este último prêmio também foi entregue ao reeducando L.S.B da Penitenciária de Dracena, por intermédio da Escola Estadual "Professora Julieta Guedes Mendonça", e `a aluna C.S.O, da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, sob orientação da Escola Estadual de Tupi Paulista. Os demais finalistas receberam certificado de participação.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matéria e revelar talentos na área, entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio, em escolas públicas municipais, estaduais e federais. A competição é dividida em duas fases, sendo a segunda composta por questões discursivas nas quais os alunos têm que expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregados. Professores, escolas e secretarias municipais de educação responsáveis pelos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Ouro, prata e bronze na 27º Edição do Concurso Wizo de Pintura e Desenho

Os três primeiros lugares da 27º Edição do Concurso Wizo de Pintura e Desenho 2015 foram conquistados pelos sentenciados P.P, 25, e E.D.S, 44, ambos da Penitenciária de Flórida Paulista e R.V.O, 35, da Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu, respectivamente. Com o tema “Brasil/Israel: Tecnologia no século 21”, os reeducandos produziram desenhos que concorreram na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com centenas de alunos de escolas públicas, resultando na premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além de livros e kits de pintura. Os participantes mostraram a contribuição da tecnologia nos dois países, voltada para o progresso da humanidade. No total, foram nove premiações.

“Quando há dedicação e comprometimento com o trabalho realizado, fica a certeza de que é possível desenvolver a criatividade, ampliar os conhecimentos e, sobretudo, alcançar seus objetivos, independente das adversidades da vida”, afirmou o diretor de trabalho e educação da Penitenciária de Pacaembu, Luiz Mauro de Moraes. Para o aluno R.V.O, tão importante quanto a medalha de bronze é a oportunidade de expor conhecimento e cultura. “Aqueles que buscam, encontram conteúdo no saber. O posicionamento dos professores em relação ao concurso não foi somente de inclusão, mas de confiança de que seríamos capazes de conquistar o inusitado”, contou ele.

A premiação foi realizada no salão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 9 de novembro de 2015, quando os prêmios foram entregues às professoras Charlene Zanco Mantovani, Sandra Almeida, Edileusa Estevão Pavanelli e Giseli Renz Balista, orientadoras dos sentenciados por meio das escolas vinculadoras E.E. “Dr. Pércio Gomes Gonzales” de Flórida Paulista e E.E. “Dr. Prof. Joel Aguiar” de Pacaembu. Os prêmios foram repassados aos sentenciados nos estabelecimentos prisionais, posteriormente.

Segundo a instituição, o evento contou com as seguintes presenças: presidente do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, Sérgio Seber; vice-cônsul geral de Israel em São Paulo, Fares Saeb; representante do secretário de Estado da Educação, Raquel Volpato Serbino; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg e outros.

Concurso

O concurso é uma realização da Organização Feminina Wizo de São Paulo, entidade de intercâmbio cultural com 95 anos de existência e representatividade na ONU. Abrange alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual de ensino com participação de mais de 5 mi escolas e, para isso, conta com o patrocínio do Banco Bradesco e apoio cultural da embaixada e consulado de Israel, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Israel e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

aasassa
Topo