14/03/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Dia da Mulher é celebrado nas unidades da SAP

Reclusas e servidoras participaram de momentos de beleza e reflexão sobre o universo feminino

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e suas unidades prisionais realizaram diversas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

Coremetro

No CDP I de Pinheiros, as servidoras foram homenageadas através de um vídeo e houve realização de ato ecumênico. A psicóloga da unidade, Iracema Salgado, fez leitura de uma mensagem e de uma oração em homenagem a todas as mulheres.

Corevali

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano serviu café da manhã às funcionárias em plantão e as presenteou com cartão comemorativo e rosas.

O Centro de Ressocialização (CR) Feminino de São José dos Campos, realizou uma programação especial para 134 reclusas. As atividades foram resultado do Projeto Musare (Mulher, Saúde e Reintegração).

“A ideia inicial era fazer uma intervenção e um diagnóstico sobre como é difícil para egressas do sistema prisional lidar com algumas demandas sociais. Nossa proposta foi, então, começar a trabalhar as necessidades da pré-egressa. Ou seja, antes que ela ganhasse liberdade para melhor prepará-la para a reinserção na sociedade”, explica a estagiária de Serviço Social e autora do Musare, Lucila Vieira.

Croeste

O Dia Internacional da Mulher também foi celebrado nas unidades da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste e foi marcado por homenagens, distribuição de presentes e lembranças, palestras, dias de beleza, almoço e cafés especiais. Os eventos foram organizados com a união de diretorias técnicas, comissões internas de prevenções de acidentes (Cipas) e representantes do Grupo de Acolhimento. Nos estabelecimentos prisionais femininos, a data foi duplamente comemorada por reeducandas e servidoras.

No CR de São José do Rio Preto foi realizada uma sessão de cinema para as reeducandas com exibição do filme “Os Intocáveis”. As servidoras, por sua vez, foram agraciadas com rosas. O CR de Birigui recebeu a visita da escola de cabeleireiros Kalu, de Araçatuba, que realizou cortes de cabelos e penteados e os CRs de Araçatuba e Presidente Prudente fizeram almoços especiais.

As Penitenciárias de Andradina, Dracena, Florínea, Flórida Paulista, Lavínia, Lucélia Assis, Marabá Paulista, Martinópolis I e II, Mirandópolis I, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Presidente Prudentes, Presidente Venceslau, Tupi Paulista e Valparaíso distribuíram cartazes, ofertaram aula de maquiagem e cuidados com a pele, dinâmicas em grupo e música. O projeto “Vivência com Flores”, da Penitenciária de Presidente Prudente, falou sobre espiritualidade e houve café da tarde e distribuição de presentes.

Os Centro de Progressão Penitenciária (CPPs) de Pacaembu, São José do Rio Preto e Valparaíso, providenciaram um almoço especial, juntamente com a entrega de lembrancinhas, bombons e cartões, além de brindes e exposições de cartazes.

Coordenadorias de saúde

O Centro de Qualidade e Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste), visando demonstrar o reconhecimento e a importância da mulher no cotidiano do trabalho, homenageou todas as servidoras com entrega de presentes acompanhados de um cartão comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres. Cerca de 60 servidoras fizeram parte dessa homenagem.

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Taubaté ofereceu cartazes, flores e bombons para pacientes, funcionárias e visitantes. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté houve apresentação de contadores de histórias, do grupo artístico “Fabricando Artes” e da artista Kátia, que recitou uma poesia em homenagem às mulheres.

No HCTP II de Franco da Rocha os participantes do projeto “Padaria Artesanal” preparam bolos e pães, ocorreu palestra e dança circular.

CRC

A sede da Coordenadoria da Região Central (CRC) celebrou o dia Internacional da Mulher através de curso de cuidados com a pele e automaquiagem, as mulheres presentes receberam brindes e participaram de um café da tarde. No dia 10 aconteceu aula de Zumba.

Os CDPs de Americana e Hortolândia, respectivamente, ofertaram às servidoras palestra enfatizando os cuidados com a saúde da mulher um dia de cuidado com a beleza e distribuição de flores, com apoio da missão evangélica Seara em Flor, com participação do Pastor Matusalém, que deu uma palestra com oração a Deus abençoando a todos os servidores. O CDP de Hortolândia contou com a colaboração da Penitenciária II de Sorocaba, que contribuiu na confecção dos arranjos cachepôs e flores, entregues como lembrança a cada servidora.

As PII de Itirapina, Guareí e Hortolândia, PI de Sorocaba e a Penitenciária de Mairinque exibiram vídeos e slides com o tema “mulher”, além de distribuição de brindes, flores e cosméticos, palestras sobre saúde, ginástica laboral e técnicas de maquiagem.

Noroeste

Na P II de Balbinos aconteceu evento que contou com a participação de quase todas as servidoras da unidade. Elas receberam vasos de flores, além de exposição de semi-jóias, voltados à manutenção da vaidade, que nunca deve ser esquecida, em qualquer ambiente. A proposta era a homenagem e integração da equipe feminina da Penitenciária, reconhecendo o valor e importância da mulher no sistema prisional.