Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/03/16 | Sonia Pestana – Coremetro

1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade beneficia detentos da Penitenciária de Parelheiros

SAP promove parcerias para viabilizar mutirões de ações pautadas na reintegração social

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade, identificada por ações e serviços voltados aos reeducandos do sistema prisional do estado de São Paulo, chegou agora à capital paulista e áreas metropolitanas. No dia 23 de fevereiro, a Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, foi a primeira unidade a sediar o evento na cidade. O calendário da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) prevê a realização de jornadas em 28 estabelecimentos penais ligados à Coordenadoria da Unidade Prisional da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), no período de fevereiro a agosto de 2016.

Na abertura do evento o diretor da unidade prisional, Marcos Simioni Júnior, agradeceu pela oportunidade de propiciar ações de reintegração para a população carcerária, destacando que todos os esforços feitos foram visando a vida do reeducando fora do sistema prisional. Júnior fez, ainda, uma importante referência ao apoio dado pelos servidores que não mediram esforços para a realização da jornada.

A Fundação “Prof.º Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) esteve representada pelo superintendente, José Antonio Gonçalves Leme, e pela gerente regional, Marli Teresinha Gomes. Leme declarou que as jornadas de cidadania dentro do sistema prisional são de grande importância tanto para os reeducandos como também para a própria SAP. De forma metafórica, o superintendente da Funap traçou um paralelo entre a vida, com um navio, dizendo que feliz é o navio que enfrenta as ondas do dia a dia, superando dificuldades a cada viagem. Falando diretamente aos reeducandos, ele revelou que seu desejo é que todos enfrentem as ondas da vida da melhor forma possível e que tirem proveito dos serviços apresentados na jornada da cidadania.

O diretor da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Evaldo Barreto, fez uma retrospectiva das jornadas no sistema. Segundo ele, inicialmente essas ações foram estruturadas para servir ao egresso, contudo a jornada revelou ser igualmente eficaz para os reeducandos do regime fechado.

Barreto revelou que em 2015 foram realizadas 17 edições nas unidades prisionais localizadas no interior do estado de São Paulo. De acordo com o diretor, os resultados comprovam que o caminho escolhido é o correto. Como prova disso, ele destacou que somente nos dois primeiros meses de 2016 já foram feitas seis jornadas da cidadania. “Para nós esse trabalho é importante e por isso o fazemos de coração. Por outro lado, vejo que os parceiros também não medem esforços para apoiar as jornadas da melhor forma possível”, afirmou.

Parceiros e suas ações

A partir de parcerias bem estruturadas, a Coordenadoria de Reintegração Social da SAP contou, primeiramente, com o apoio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), representado na ação em Parelheiros pelo diretor Cláudio Nachibal Júnior e, sobretudo, com o engajamento da direção da unidade prisional. Demais ações de peso vieram da parte das Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, Segurança Pública e do Emprego e Relações de Trabalho, além do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). No total foram feitos 433 atendimentos, dentre esses, destacam-se emissões de 102 Registros Gerais (RG), 133 Cadastros de Pessoa Física (CPF), 44 emissões de carteiras de trabalho, 94 certidões de nascimento e casamento.

Paralelamente houve 60 atendimentos jurídicos feitos pelos advogados da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Carlos de Oliveira Silva e Carlos Eduardo Benites, 122 orientações de saúde, sob a responsabilidade do enfermeiro André Gonçalves Sousa, diretor do Núcleo de Saúde, abrangendo 22 buscas ativas de tuberculose, 50 aferições de pressão arterial e 50 testes de glicemia. O dentista da unidade Waldemir Francisco Vieira Júnior, efetuou 53 exames preventivos de câncer bucal.

As ações envolvendo documentação, atendimento à saúde, orientações jurídicas e palestras de temas variados, aconteceram no intervalo das 9h às 16 h. O setor de educação recebeu 144 reeducandos que se revezaram para assistir as palestras montadas especialmente para a jornada.

A palestra de Fábio Ávila, da Editora das Artes, enfocou o tema empreendedorismo. Ele envolveu o público por meio de perguntas, incentivando a participação do grupo sobre o mercado de trabalho. Os participantes foram premiados com livros e revistas, com a recomendação de compartilhar com outros após a leitura.

Em outro momento, a palestra conjunta de Margarete Huerta, psicóloga responsável pela Célula de Referência Técnica da Região Metropolitana, e Júlio Floriano, diretor regional de Centrais de Atenção ao Egresso e Família (Caef), ambos da CRSC, enfocou a vida fora do sistema prisional. Segundo Margarete, a apresentação elaborada especialmente para as jornadas é, na verdade, um resumo do programa para a liberdade, ainda em fase de implantação, que aborda os enfoques liberdade: laços sociais, trabalho e cidadania.

De acordo com a psicóloga, o programa deve ser aplicado pelos técnicos de cada unidade prisional aos reeducandos, como preparação para a vida em liberdade. Margarete revelou que serão quatro encontros elaborados a partir de dinâmicas que incluem rodas de conversa, palestras e reflexões. A ideia, segundo ela, é dar liberdade para os técnicos agirem com base nas necessidades de cada unidade prisional.

Quadro-resumo da Jornada da Cidadania em Parelheiros:

• 102 Emissões de Registros Gerais (RG’s);
• 133 Cadastros de Pessoa Física (CPF);
• 94 Certidões de Nascimento e Casamento;
• 44 Carteiras de Trabalho;
• 60 Atendimentos no Plantão Jurídico;
• 144 Participações em Palestras;
• 22 Buscas Ativas de Tuberculose;
• 50 Aferições de Pressão;
• 50 Testes de Glicemia;
• 53 Exames Preventivos de Câncer Bucal.

Total de 752 atendimentos processados durante a Jornada da Cidadania na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros.

aasassa
Topo