Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/03/16 | Eliane Borges - Croeste

Penitenciária de Tupi Paulista realiza ação social e empregatícia dentro da prisão

Pela primeira vez, unidade recebeu cerca de 4,7 atendimentos simultâneos voltados à reinserção social da pessoa privada de liberdade

Apresentação musical

Documentos

Serviços de saúde

A Penitenciária Masculina de Tupi Paulista foi palco de um acontecimento inédito que começa a ser realizado nas unidades prisionais de regime fechado. Entre serviços documentais, jurídicos e médicos, entre outros, o evento denominado 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade proporcionou em um único dia, cerca de 4,7 mil atendimentos simultâneos aos sentenciados.

Durante a ação, realizada em 25 de fevereiro de 2016, foram emitidos e regularizados 110 Cadastros de Pessoa Física (CPF), pela Receita Federal, e 105 Registros Gerais (RG), pelo Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” com intermédio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste.

Na ocasião, a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho de Presidente Prudente expediu 90 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), enquanto o Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCae) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) emitiu 55 certidões de nascimento.

Somado a isso, foram realizados 38 atendimentos jurídicos por parte da Defensoria Pública de Presidente Prudente em conjunto com a instituição Toledo de ensino, sobre assuntos como transição para o regime semiaberto, livramento condicional e revisão de penas. Outros 442 internos receberam orientações básicas sobre cálculo de benefícios.

Na área de saúde, 473 sentenciados receberam atendimentos médicos entre aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápidos de HIV e Sífilis, avaliações oftalmológicas e odontológicas. Profissionais cabelereiros do “Espaço Luiza Alencar” cortaram gratuitamente, o cabelo de 440 reeducandos e 1450 receberam bíblias e orientações religiosas da Associação dos Gideões Internacionais.

A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) também contribuiu com apresentação musical e palestra com o tema “Como fazer sua reinserção no mercado de trabalho e preparar-se para uma entrevista profissional”. Do total de participantes, 1.230 assistiram atentamente à explanação do médico Evandro Borges de Moraes a respeito de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e parasitárias da pele.

Houve, ainda, ministração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) sobre a importância do fortalecimento de vínculos individuais e familiares e sobre laços sociais de cidadania e trabalho, com vista à liberdade. Por fim, o Centro de Atenção ao Egresso e Família (Caef) orientou os participantes sobre os serviços disponibilizados a eles nas centrais de penas.

aasassa
Topo