15/02/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Ourinhos realiza palestra sobre animais peçonhentos

Objetivo é orientar os reeducandos do semiaberto, que trabalham na limpeza de ruas no município

No último dia 27, o biólogo Adolfo Ricardo Molina realizou palestra sobre animais peçonhentos no Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos para os presos que cumprem pena em regime semiaberto. Houve ênfase nas principais ocorrências de acidentes envolvendo vítimas desses animais peçonhentos, que tiveram destaque na região, como picadas de cobras, aranhas e escorpiões.

Ele também tirou as dúvidas existentes e esclareceu que não se deve sugar o veneno do local da picada, não fazer torniquete, devendo encaminhar-se o mais rápido possível ao hospital mais próximo que tenha condição de prestar atendimento especializado, ministrando o correto medicamento e em alguns casos, utilizar o respectivo antídoto.

A palestra tinha por objetivo principal orientar os reeducandos do regime semiaberto que prestam serviços relacionados à limpeza de vias urbanas, através da prefeitura municipal, visando a prevenção de acidentes com esses tipos de animais.

Os sentenciados do regime semiaberto em sua maioria, trabalham na limpeza urbana, pela prefeitura municipal de Ourinhos e o uso de equipamentos de proteção, como botas, chapéus e capacetes e o conhecimento adquirido na palestra, como os hábitos do escorpião, podem evitar acidentes durante a rotina de trabalho.

“Muitas dúvidas que tínhamos foram esclarecidas e esse conhecimento será útil durante a prática de nosso trabalho na rua”, relatou o interno Miguel de Souza Dias Filho. “Tinha um pouco de medo desses animais, até mesmo por falta de conhecimento. Agora com o conteúdo aprendido na palestra, fico mais seguro em como agir se algum acidente acontecer; também será muito útil para que possamos proteger nossos familiares”, disse o reeducando Edgar Fábio Gomes.