12/02/16 | Eliane de Oliveira Borges - Croeste

Unidades apostam em método natural de combate ao Aedes Aegypti

Mudas de Crotalária Juncea estão sendo semeadas para exterminar o mosquito e suas larvas

Dentre diversas ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti nas unidades prisionais, incluindo a designação de um servidor guardião para cuidar especificamente do assunto, uma alternativa natural encontrada pelos presídios do oeste paulista na luta contra o mosquito da dengue é o plantio de aproximadamente 2.500 sementes de Crotalária Juncea no entorno dos estabelecimentos. Os grãos da leguminosa foram doados à Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e repassados à Penitenciária de Dracena para que, durante as remoções de sentenciados, fossem distribuídas entre as demais interessadas.

Segunda a diretora da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues, a unidade recebeu cerca de 50 pacotes da espécie vegetal cedidos pela Prefeitura Municipal de Andradina, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Higiene Pública e Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Cada pacote possui quantidade suficiente para gerar em torno de 40 a 50 mudas. As flores da planta atraem a libélula que, além de predadora natural do Aedes Aegypti, põe os ovos em água limpa e parada, semelhante ao mosquito da dengue, gerando larvas que também se alimentam das larvas do outro. Ela demora de 90 a 120 dias para florescer e alcança em média 1,5m de altura.

No total, 32 presídios da região já foram contemplados e iniciaram a semeadura diretamente no solo, em tubetes ou balaios para, posteriormente, dar início a plantação das mudas em viveiros, hortas e jardins. São eles: CDP, CPP e CRF de São José do Rio Preto; CDP e Penitenciária de Riolândia; CR e Penitenciária de Presidente Prudente, Penitenciária Feminina e Masculina de Tupi Paulista; Penitenciárias I e II de Mirandópolis e I, II e III de Lavínia; CDP de Caiuá, CPP de Pacaembu e Valparaíso, CR de Araçatuba e Birigui, CRP de Bernardes e Penitenciárias de Assis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pracinha, Dracena, Flórida, Irapuru, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Martinópolis, PI de Venceslau e Paraguaçu Paulista.

Saiba mais

A Crotalária Juncea é uma planta leguminosa de rápido crescimento, que tem sido utilizada para adubação verde e por apresentar excelência no controle dos nematóides do solo (pequenas larvas que atacam as plantas) e na fixação biológica de nitrogênio, reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados. A grande produção de massa verde faz da crotalária excelente planta para cobertura do solo, para produção de matéria orgânica e para o controle natural das plantas daninhas.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)