03/02/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

CPP de Porto Feliz a todo vapor!

A unidade promove projetos de informática, música e sediou uma edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz comemora importantes conquistas. Atualmente, a unidade prisional conta com 1.398 reeducandos do regime semiaberto, sendo que destes, 151 estudam, 572 trabalham, 56 fazem parte do projeto musical Monções e 20 frequentam aulas de informática.

O CPP possui infraestrutura privilegiada:na área da educação são 10 salas de aula, que proporcionam acesso aos estudos a 38 presos no ensino fundamental e 33 no médio. A unidade também oferece os cursos do Programa de Educação para o Trabalho (PET). Nesse caso, são 80 vagas divididas em quatro turmas. O sucesso dessa ação se deve à parceria realizada com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e tem como objetivo contribuir para a inclusão social das pessoas em privação de liberdade e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.

As oficinas de trabalho atendem 572 detentos, que desenvolvem variados ofícios, tanto dentro da unidade, quanto externamente. Algumas das funções oferecidas pelas empresas privadas internas são a montagem de brinquedos, montagem de embalagens manuais e costura de rafia. Já as empresas privadas externas proporcionam aos detentos trabalhar na produção de estruturas metálicas, fabricação de acessórios para calçados, acabamento de peças de materiais de aço e ferro fundido, auxiliar de produção em frigorífico, rebarbação de peças metálicas e aluguel de máquinas industriais e comerciais sem operadores.

A inclusão digital também está presente no CPP de Porto Feliz. A unidade montou uma sala de informática com 10 computadores e capacitou um reeducando para ser monitor das aulas. São oferecidas 20 vagas, mas esse número tende a aumentar. A ideia é permitir o acesso às tecnologias de informação e comunicação ampliar o conhecimento dos participantes.

O projeto “Monções” instrui os sentenciados na teoria e a prática musical, através de aulas de instrumentação. Participam 56 sentenciados, orientados por um preso monitor que dá aulas de violão e flauta doce.

Recentemente, o CPP de Porto Feliz promoveu uma edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coordenadorias Regionais de unidades prisionais do Estado, Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) e da direção das unidades prisionais.

O objetivo da Jornada é oferecer aos reeducandos, um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, levando para dentro do sistema penitenciário, um mutirão de ações que fornecem importantes ferramentas no processo de reintegração social.

Saldo final do evento

• 640 emissões de Registros Gerais-RG´s;
• 71 Carteiras de Trabalho e Previdência Social;
• 123 Certidões de Casamento/Nascimento/Óbito;
• 24 Atendimentos do Plantão Jurídico;
• 42 Atendimentos da Defensoria Pública;
• 130 Participações em Palestras/Oficinas Temáticas Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cepat);
• 97 Cortes de Cabelo;
• 222 Atendimentos do Plantão de Saúde.