03/02/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

Drogas, aqui não!

CR de Ourinhos realizou mais uma edição do Programa de Prevenção às Drogas

Nos dias 18 e 20 de janeiro 2016, foi realizado no Centro de Ressocialização de Ourinhos a 4ª edição do Programa de Prevenção às Drogas, idealizado e desenvolvido pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Pastor evangélico, Nivaldo dos Santos. Esse projeto aconteceu em julho de 2012 e se repete todos os anos durante as férias escolares.

O programa tem o intuito de advertir e conscientizar sobre os malefícios que as drogas trazem ao ser humano e consequências que causam à família, nos campos físicos, psíquico e social. Outro objetivo é valorizar a qualidade de vida, sempre focando na prevenção de drogas.

O evento teve início nas manhãs de segunda e quarta-feira, atendendo 35 detentos do regime fechado e 30 do semiaberto, que participaram de dinâmicas de grupos, além de orientações e reflexões sobre efeitos e malefícios do uso de drogas.

Durante a palestra houve abertura para perguntas sobre o assunto abordado e os internos puderam esclarecer muitas dúvidas. Se destaca a participação do interno A.A.N. que falou como ex-usuário de crack e ainda sofrendo com a crise de abstinência, mostrou claramente o que o entorpecente causou a sua vida.

“Foi uma ótima iniciativa, sendo que esta é a segunda vez que participo do projeto e posso dizer que foi de grande proveito e importância para meu crescimento pessoal com relação ao vício das drogas”, relata o sentenciado Ricardo Augusto Ferreira. “É uma iniciativa muito importante por parte do CR, pela preocupação que vem demonstrando diante da recuperação do preso e esse projeto de prevenção de drogas tem me orientado e já posso afirmar que me sinto modificado quando o assunto é o vício”, afirma o sentenciado Fabrício Junior Pereira.

O projeto, além do pastor Nivaldo, contou com a presença do Bacharel em direito Sérgio Ribeiro, que ministrou palestra sobre Lei de Execução Penal e da Psicóloga Lúcia Oda, que falou sobre motivação, ambos vindos da Penitenciária de Assis.

Os projetos contam com o apoio e empenho dos funcionários do CR, já que muitos dos presos recolhidos na unidade possuíam algum envolvimento com drogas. Ao término todos os participantes receberam certificado de participação, visando a motivação dos internos.