Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/02/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Penitenciária de Iperó cultiva horta orgânica sustentável

Além do caráter social, a ação complementa o cardápio da unidade e funciona como terapia para reeducandos

A Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó está cultivando uma horta orgânica sustentável. O projeto surgiu da necessidade de complementar o cardápio dos reeducandos e dos servidores, sem ter que gastar mais por isso. Essa ação gera uma economia significativa para a unidade.

A horticultura orgânica é uma técnica que usa substâncias biológicas naturais para melhorar a qualidade do solo. Inúmeros são os benefícios desse trabalho: em primeiro lugar destaca-se a ausência de fungicidas e pesticidas, o que aumenta a qualidade dos produtos cultivados e ajuda a proteger o meio ambiente. Outra vantagem é que menos lixo vai parar nos aterros sanitários, já que restos de comida, folhas e outros resíduos orgânicos compõem uma porção considerável do lixo. Sem contar que esse tipo de atividade funciona como uma terapia, pois o simples fato de se exercitar, tomar sol, trabalhar na terra e observar as sementes crescerem e se tornarem plantas saudáveis, relaxam e desestressam.

Economia gerada com a produção da horta orgânica:

A horta oferece mão de obra para oito sentenciados do regime semiaberto que têm a oportunidade de aprender um novo ofício e obter mais conhecimentos sobre educação ambiental. A área de cultivo é de 12mil m² e se destina à produção de alface, brócolis, cenoura, couve, espinafre, pepino, mandioca, cebolinha, salsinha e manjericão.

Trata-se de um projeto sustentável, pois o solo é enriquecido através de uma compostagem doméstica feita da reciclagem de lixo orgânico, sem a presença de fertilizantes químicos. São utilizados restos de alimentos da cozinha da unidade, como casca de legumes, folhas de hortaliças que foram descartadas, casca de ovos e borra de pó de café. Esse material é misturado com serragem ou grama a esterco de animais, dando origem ao adubo orgânico que é usado na fertilização da horta. Para a irrigação é utilizada a água de um poço independente da caixa de abastecimento principal, para que não aconteça interferência no abastecimento da penitenciária. Também é usada uma cisterna que capta água das chuvas, o que gera um consumo racional.

Para a direção da unidade, uma das funções da horticultura é a terapia, pois proporciona para os reeducandos um contato direto com a terra, através de atividades práticas coletivas saudáveis; isso maximiza o prazer de se sentir útil a si mesmo e às pessoas do seu convívio. Há também outros fatores importantes como a interação entre os participantes e a melhoria na qualidade de vida dos envolvidos.

Mas os benefícios gerados pela horta orgânica sustentável da Penitenciária de Iperó não se restringem apenas aos reeducandos e servidores da unidade. Semanalmente são doadas verduras e legumes para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Iperó, que atende 40 alunos, e para os projetos municipais “Bem Me Quer” e “Despontando Cidadãos”, que juntos atendem cerca 262 alunos. Ações sociais como essa ajudam mais quem oferece do quem recebe, pois a satisfação de fazer algo para ajudar quem realmente precisa não tem preço e exalta o sentimento de ter feito algo por um mundo melhor.

aasassa
Topo