27/01/16 | Renato Venturini - CRC

Presos doam renda de artesanato para desabrigados de Guareí

Renda adquirida com a venda das peças confeccionadas pelos reeducandos beneficiará munícipes que estão passando por dificuldades devido às fortes chuvas

Fazer o bem sem olhar a quem, esse é o espírito de solidariedade que moveu a “1ª Mostra de Artesanato”, da Penitenciária II de Guareí. O evento que aconteceu no último dia 6, no pavilhão escolar, apresentou trabalhos manuais que foram confeccionados pelos reeducandos. Entre as peças estão tapetes de barbante, passadeiras, cartões de mensagem, porta-retratos, potes decorativos, bonés de crochê, bonecas, brinquedos lúdicos, chaveiros, bolas e redes esportivas, porta-joias e até um cavaquinho feito com palitos de sorvete.

O que torna especial essa Mostra é que todos os materiais produzidos pelos detentos foram doados para o Fundo Social de Solidariedade da cidade de Guareí, que realizará uma feira de artesanato com os produtos e a renda adquirida será destinada às pessoas que estão passando por dificuldades devido às fortes chuvas.

Segundo o diretor do Centro de Trabalho e Educação da unidade, Denilson dos Santos Silva, a ideia de doar as peças partiu dos próprios sentenciados. “Recentemente as chuvas prejudicaram muitas pessoas no nosso município e a situação é tão séria que a prefeitura de Guareí decretou estado de emergência. Esse fato sensibilizou os reeducandos, que sugeriram a doação dos materiais produzidos nas oficinas de trabalho, para a feira de artesanato que é promovida pela prefeitura do município. Desta forma, eles estão fazendo a sua parte”, comenta.

A ação foi elogiada pelo prefeito, João Batista Momberg, que foi pessoalmente à penitenciária receber as doações. Para ele, iniciativas como esta são gestos concretos de generosidade, o que faz a diferença na vida das pessoas que receberão a ajuda.

A exposição também serviu para registrar todos os trabalhos manuais que são desenvolvidos pelos sentenciados nas oficinas de trabalho. Atualmente 200 detentos desenvolvem atividades manuais nesse segmento.

Prestigiaram a “1ª Mostra de Artesanato” da Penitenciária II de Guareí: prefeito do Município, João Batista Momberg; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanda Afonso Vieira Momberg; as representantes do Fundo Social de Solidariedade, Georgina Antônia da Silva Coelho de Oliveira e Tânia Maria de Barros Mateo; diretor substituto da Penitenciária II de Guareí, José Paulo da Rocha; diretor do Centro de Trabalho e Educação, Denilson dos Santos Silva; diretor do Centro de Segurança e Disciplina, Jean Claude de Lima e os servidores da unidade prisional.