26/10/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP faz bonito no Intersecretarias

A secretaria foi representada por atletas nas modalidades de atletismo, basquete masculino, vôlei e futsal masculino e feminino

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Secretário Adjunto, Walter Erwin Hoffgen, declarou apoio da SAP aos atletas no 2º Intersecretarias

O tempo de treino, que geralmente é fundamental para se alcançar bons resultados em provas esportivas, não foi fator determinante para os atletas da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Eles ignoraram a força dos adversários e conquistaram medalhas no “Segundo Torneio Intersecretarias”, realizado no fim de semana (22 e 23/10), no pólo esportivo do Ibirapuera. Mesmo tendo se reunido poucos dias antes das provas, as equipes de futsal e basquete masculino sagraram-se campeãs em suas modalidades; no atletismo masculino – individual e revezamento – os atletas da SAP ganharam medalhas de prata e bronze nos 50 e 400 metros rasos.

O torneio é promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, em parceria com o Programa Prevenir, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), da Secretaria de Gestão Pública. A SAP participa da organização, através do Núcleo de Saúde do Servidor Penitenciário (NSS).

O sábado foi reservado para os jogos de futsal masculino e feminino. As meninas da SAP terminaram em 3º lugar, colocação considerada boa pela equipe, diante da qualidade técnica e tempo de entrosamentos das adversárias. “As nossas falhas foram todas relacionadas à falta de entrosamento da equipe, pois tivemos pouco tempo para treinar”, justificou Juliana Pedrioti, uma das goleiras. Para ela, a participação do time feminino no torneio serviu principalmente para conhecer o nível técnico das demais competidoras e se preparar para as próximas edições. “Nossa intenção é dar continuidade ao trabalho iniciado neste torneio e nos prepararmos com mais antecedência para os próximos”, garantiu.

O destaque da seleção feminina da SAP ficou por conta da outra goleira, Kati Rui Tanaka. Mesmo sendo uma das menores jogadoras do time, ela deu muito trabalho às adversárias quando entrou em quadra.

No entanto, as emoções estavam reservadas para o jogo das semifinais do futsal masculino. A SAP, apesar de ser favorita, encontrou uma verdadeira muralha no jogo contra a Secretaria da Segurança Pública (SSP), formado por policiais da Escola de Educação Física da Polícia Militar (PM).

O tempo regulamentar terminou empatado em 0X0 e a disputa foi para os pênaltis quando, após uma série de cobranças, gols marcados e defesas de ambos os goleiros, a SSP chutou uma cobrança para fora, classificando a SAP para a finalíssima contra a equipe da Secretaria da Educação, sagrando-se bicampeã da modalidade.

Mais medalhas

No domingo, a SAP foi representada pelas equipes de voleibol masculino e feminino, basquete masculino e atletismo. Logo na estreia desses esportes no torneio, os meninos do basquete conquistaram a medalha de ouro e, assim como no futsal, a rivalidade entre SAP e SSP ficou evidente em mais uma final eletrizante. Ambas as equipes de vôlei (masculino e feminino) terminaram em 4º lugar na competição. “Levando-se em conta que nós só treinamos cinco vezes, cerca de 2h por dia, nossa atuação foi boa”, acredita a jogadora da seleção SAP, Leila Batista da Silva. “Voleibol é um esporte que requer muito entrosamento da equipe e isso só se consegue com muito treino. A partir de agora nossa expectativa é conseguirmos um local fixo para treinar e, com isso, nos preparamos para outros torneios, além do intersecretarias”, promete.

No atletismo, os funcionários da SAP Emanuel Barbosa dos Santos e Eliton de Lima ganharam medalhas de prata e bronze, respectivamente, na categoria 50 metros rasos individual; Barbosa também ganhou medalha de prata nos 400 metros individual e a mesma colocação no revezamento 4X100, ao lado de Lima e dos atletas Tadeu Cunha Araújo e Sidnei Rogério da Silva. Todos eles são agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP).

No atletismo feminino, a SAP estava representada apenas pela atleta Gislene Aparecida de Freitas. Ela participou das provas dos 50, 100 e 400 metros, mas não conseguiu medalhas. “Me inscrevi na competição para analisar o nível das demais competidoras e também para incentivar as demais funcionárias da secretaria a participarem de eventuais próximos torneios”, declarou.

Os atletas da Administração Penitenciária receberam um incentivo especial: o secretário adjunto da SAP, Walter Erwin Hoffgen, fez questão de comparecer ao desfile de abertura do torneio e declarar seu total apoio aos atletas. “No que depender da Secretaria da Administração Penitenciária, nas próximas edições do evento, nós estaremos representados em todas as categorias esportivas”, prometeu.