Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/01/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Criatividade alia arte à prevenção da dengue

Reeducandos do CDP II de Pinheiros montam peça sobre a dengue

De forma criativa, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros II, incentiva a arte e a imaginação com os reeducandos em campanha de combate à dengue. O grupo Anamnese - criado há cerca de um ano por iniciativa dos próprios detentos com histórico de uso de psicotrópicos por abuso de drogas ou doenças mentais - surpreendeu a direção da unidade com a montagem de peça teatral feita com fantoches.

Segundo Eliane de Souza, diretora técnica de saúde, os integrantes do grupo são capazes de criar as mais variadas ações, segundo as necessidades do momento. A exemplo disso, por ocasião da criação do jardim vertical, feito a partir de plantio de mudas de flores em garrafas pet, o Anamnese levou o tema meio ambiente para os diálogos dos personagens Pitú e Pitoco.

A temática do combate e controle da dengue não escapou dos olhares atentos dos 30 integrantes do grupo. Juntos eles idealizaram a segunda montagem teatral do grupo. A dupla que empresta a voz aos personagens revelou que a intenção é fazer uso dos fantoches para lidar com os muitos assuntos polêmicos relativos à população carcerária.

Rap da dengue

Durante alguns dias o assunto dengue envolveu a todos no CDP Pinheiros II. Todos do Anamnese literalmente arregaçaram as mangas e foram à luta. As tarefas foram divididas entre pesquisa, montagem de texto, criação de cenário, figurino, música, dentre outras ações.

Eliane relatou que a mobilização englobou todos do grupo Anamnese. De acordo com ela, coube à equipe de servidores somente a tarefa de municiá-los de todo material necessário.

Na montagem sobre a dengue, Pitú e Pitoco convidam todos para parar e refletir sobre o assunto. O refrão do rap é um chamado à ação. Com rima e prosa, os compositores envolvem o público na luta para impedir que a dengue se expanda em São Paulo ou em qualquer outro lugar.

Segundo a diretora, o projeto Anamnese envolve atividades de terapia ocupacional. Entre suas ações, destacam-se a confecção de peças artesanais em crochê e a utilização de material reciclado, como garrafa pet, papelão e madeira, para a confecção de brinquedos em benefício de crianças com câncer da Casa Assistencial Maria Helena Paulina, do bairro do Jardim Colombo, zona Oeste da cidade de São Paulo.

Participe dessa campanha através da #SAPCombateAedes!

aasassa
Topo