Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/01/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Parelheiros contra a dengue

Unidade prisional investe na informação


A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, em conjunto com a diretora da unidade prisional promoveram, nos dias 6 e 7 de janeiro, palestras de orientação e combate à dengue, zika e chikungunya. As informações foram passadas por dois técnicos da Supervisão de Vigilância em Saúde de Parelheiros (Suvis) por meio de apresentação de slide a 12 agentes de segurança penitenciária (ASP), que fazem parte de forma direta ou indireta da Cipa.

De acordo com o diretor da Penitenciária, Marcos Simioni Júnior, a ideia da Cipa é bem-vinda, já que vem ao encontro da preocupação da direção quanto a um combate efetivo da dengue na Unidade. A expectativa, segundo ele, é que a palestra da Suvis possa dar subsídios para a multiplicação das informações na população carcerária e aos servidores “Tenho certeza de que os agentes de segurança da unidade não vão ‘amarelar’, mas sim treinar para combater e vencer o mosquito”,

Os agentes da Suvis, Alexsandro Oliveira e Valdir Fermino da Silva, destacaram que a melhor forma de prevenir continua sendo a informação. Nesse contexto, eles relataram que todo cuidado é pouco no que se refere ao acúmulo de água parada e que os ovos da fêmea são resistentes por anos. “O avanço das áreas urbanas em direção às de mata, têm causado um desequilíbrio na natureza. Ao contrário do que acontece em zonas rurais, nas regiões urbanas o mosquito não tem predador natural, daí o motivo de sua proliferação”, destacam.

Combate & conscientização

Em função da particularidade do sistema prisional, envolvendo um grande número de pessoas vindas das mais variadas regiões da cidade, os cuidados no combate e conscientização devem ser constantes. Oliveira adverte que basta ter uma pessoa infectada entre os servidores, sentenciados ou visitantes, para colocar todos em risco.

Parelheiros é o segundo maior distrito da cidade de São Paulo em extensão territorial e, embora seja pouco povoada, a região tem a maior parte de sua área coberta por reservas ambientais de mata atlântica. Em função disso, os agentes da Suvis destacaram que, se por um lado há benefícios pelo controle biológico, por outro há o agravante das constantes chuvas, facilitando o acúmulo de água nos mais diversos locais, quer em pratos de vasos, telhados, calhas, ou até em poças d´água, por exemplo.

Um dos objetivos da Cipa, segundo o integrante Natanael França Norberto, é promover a união de todos na luta contra a dengue. Para ele, a palestra da Suvis forneceu excelente material informativo para os servidores multiplicarem as ações. Paralelamente, André Gonçalves Sousa, diretor do núcleo de saúde da unidade, planeja repassar essas informações também aos sentenciados. Segundo ele, um bom canal de comunicação com a população carcerária é o espaço Cantinho da Criança, que foi criado em março do ano passado, para promover a reintegração social por meio do fortalecimento da qualidade do vínculo familiar dos reeducandos, contando com palestras de orientação e dinâmicas apropriadas ao tema.

De forma prática, os agentes da Suvis e os servidores saíram em vistoria nas áreas externas da unidade prisional. Juntos checaram poças formadas pela recente chuva que caiu na região. O grupo também verificou a situação de móveis de metal que foram descartados. A sugestão dos agentes é promover um tratamento com larvicida para combater as larvas, a exemplo do que é feito nos depósitos de ferro-velho. A Cipa já estrutura montar equipes de pessoal qualificado para a checagem periódica nos pontos críticos da unidade.

Participe dessa campanha através da #SAPCombateAedes!

aasassa
Topo