Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

18/01/16 | Sonia Pestana – Coremetro

Vida em cores!

Penitenciária incentiva a criatividade e desenhos enchem de cor e alegria o cenário prisional

Por trás das muralhas da Penitenciária “Adriano Marrey”, de Guarulhos II, há um pouco de tudo: de super-heróis, flores, plantas e animais. Parece estranho, mas juntos eles vivem em harmonia, estampados nas paredes e corredores da prisão. Tudo isso não acontece por acaso; é o resultado do trabalho de inúmeros ilustradores anônimos que cumprem pena na unidade.

Não há telas, as paredes de pés direitos altos, formam o cenário ideal e muito disputado para abrigar tanta criatividade. Segundo o diretor do Centro de Trabalho e Educação, Valdinei Araújo de Freitas, o trabalho desses sentenciados é sempre bem-vindo.

Uma amostra da criatividade pode ser vista na decoração das brinquedotecas, montadas nos parlatórios dos raios habitacionais. De acordo com Freitas, os temas infantis retratados pelos ilustradores, dão vida aos cenários dedicados aos contos de fadas e às histórias em quadrinhos.

Habilidades naturais

Exemplos não faltam em meio aos trabalhos ricos em cores e formas. J.K.L. revelou que, apesar de total intimidade com os pincéis, nunca fez um curso de desenho. Tudo começou com as ilustrações feitas à caneta de escrita fina nas cartas para os companheiros de cela.

Nos quase cinco anos na penitenciária ele garante que nunca faltou inspiração. “Gosto de desenhar paisagens. Elas me levam a pensar somente em coisas boas”, afirmou o reeducando.

Igual sentimento também é compartilhado por C.E.C. Para ele, desenhar é viajar pelo infinito. O sentenciado relata que é autodidata na pintura e que não vê problemas quando necessita ampliar ou reduzir algum desenho.

Espaço para as criações

A unidade disponibiliza áreas específicas para a exposição das ilustrações, a exemplo das paredes das três brinquedotecas que foram montadas especialmente para os filhos dos sentenciados. Durante o fim de semana os cenários multicoloridos abrigam cerca de 60 crianças que passam em média quatro horas nos ambientes reservados às brincadeiras.

Coube aos sentenciados a pintura decorativa das paredes dos parlatórios. Para isso, eles buscaram inspiração nos vários personagens de histórias infantis. “Criamos segundo o tema proposto”, compartilha R.S.A. O sentenciado disse que seu exemplo veio do pai, que era desenhista-projetista.

Com habilidades diversas, os sentenciados veem que a penitenciária tem ações que abrem portas para seus sonhos. Outro bom exemplo é o sentenciado I.S.S. que em poucos segundos é capaz de criar cenários com personagens de histórias em quadrinhos. “Meu sonho é fazer um curso de grafite”, confessa.

Em outro extremo, J.F.S. esbanja criatividade, apesar de nunca ter feito trabalho profissional na área, ele cria com facilidade desenhos de figurinos de fazer inveja a qualquer estilista.

aasassa
Topo