Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/01/16 | Renato Venturini - CRC

Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba realiza cerimônia de lançamento de um livro que foi escrito pelas reeducandas

Obra coletiva reúne o depoimento de dez escritoras

“Histórias que nunca contei”, esse é o título do livro que foi escrito por dez reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Piracicaba. A obra, que é resultado de uma coletânea de depoimentos pessoais das detentas, apresenta aos leitores as experiências vividas por Cintia Maria de Andrade, Greice Kelly da Silva, Fabiene Karen Rodrigues Dias, Flávia dos Santos Moura, Maria do Carmo Gomes da Silva, Sueli Angelo Leandro, Vera Lúcia Batistinha, Ingrid Suelen Martins, Renata Aparecida da Silva Freitas e Deborah Rocha Barboza, seus sonhos e metas, quando em liberdade.

O objetivo do projeto, que está na sua 1ª edição, é contribuir para o processo de ressocialização das reeducandas e fazê-las refletir sobre os erros cometidos no passado. Com isso, promover uma nova experiência na vida das presas, repleta de esperança e dias melhores ao lado da sua família.

Para que tudo acontecesse da melhor forma possível, o CRF de Piracicaba contou com apoio de importantes parceiros como a professora Eurideia Ribeiro D’Assumpção da escola vinculadora “E. E. Dr. Alfredo Cardoso”, coordenadora e organizadora do projeto; André Gorga, coordenador editorial/arte da capa; Eduardo Passini, diagramador/editoração eletrônica; Luiz Antônio Cunha, mm sr. dr. juiz de direito da vara do júri das execuções criminais da comarca de Piracicaba; Jean Ulisses Campos Carlucci, coordenador de unidades prisionais da região central do Estado de São Paulo e dos professores da escola vinculadora “E. E. Dr. Alfredo Cardoso”.

Segundo Celeste Maria Varella Abamonte, diretora geral do CRF de Piracicaba, a concretização desse projeto representa muito mais do que a elaboração de um livro, mas sim uma virada na vida das sentenciadas escritoras. “Cumprimos o nosso objetivo. Elaboramos e apresentamos para a sociedade um material literário que exprime o sentimento e as ações de algumas mulheres privadas de liberdade e ao mesmo tempo mostramos para estas uma nova oportunidade, um novo caminho a ser seguido, fundamentado no processo da cidadania e da ressocialização”.

Na ocasião, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do livro, Ozério Tadeu Pereira, coordenador do grupo regional de ações de trabalho e educação; Celeste Maria Varella Abamonte, diretora do CRF de Piracicaba; Luiz Antônio Cunha, mm sr. dr. juiz de direito da vara do júri das execuções criminais da comarca de Piracicaba; professora Eurideia Ribeiro D’Assumpção da escola vinculadora “E. E. Dr. Alfredo Cardoso”, coordenadora e organizadora do projeto; André Gorga, coordenador editorial/arte da capa; Eduardo Passini, diagramador/editoração eletrônica; professores da escola vinculadora “E. E. Dr. Alfredo Cardoso” e os servidores do CRF de Piracicaba.

aasassa
Topo