11/01/16 | Eliane Borges - Croeste

Unidades prisionais entram na luta contra o Aedes Aegypti

Distribuição de materiais educativos, elaboração de cartazes, palestras e limpeza são algumas das estratégias utilizadas

Uma das metas de todos os presídios do oeste paulista para 2016 é eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor de vírus causadores de doenças como a Dengue, a Chikungunya e a Zika Vírus. Para tanto, servidores e sentenciados vêm unindo forças em diversas ações de conscientização e mutirões de limpeza para exterminar possíveis criadouros do inseto, tanto nas áreas internas como nos arredores das unidades prisionais.

Nesse espírito de cidadania, o Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso realizou um “arrastão” para coleta de materiais que pudessem acumular água parada, ambiente onde as larvas do mosquito se desenvolvem. Em ação semelhante, e em parceria com a vigilância sanitária municipal de Presidente Venceslau, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste realizou mutirão de limpeza no prédio e afixou cartazes educativos em locais estratégicos.

Na Penitenciária de Riolândia e no Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, por meio de cartazes e panfletos, servidores receberam informações sobre combate ao Aedes Aegypti e prevenção às doenças por ele transmitidas. Na Penitenciária de Assis, o problema de saúde pública foi abordado por meio de teatro realizado pelos detentos, adotando uma forma lúdica de campanha para internos e funcionários. Nas demais unidades, materiais educativos foram colados nos murais e palestras realizadas, inclusive, durante eventos com participação da sociedade civil, como as Jornadas da Cidadania e Empregabilidade.

Através das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa’s), o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste) tem promovido orientações junto às unidades subordinadas. “Uma das formas de divulgação ocorre por meio de uma rede integrada de e-mails pela qual são distribuídas informações referentes às campanhas realizadas nas áreas de prevenção, qualidade de vida e saúde, além de atualização de dados da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde” explicou a diretora do CQVidass-Oeste, Fabiana Minzoni Rocha.

Sintomas das doenças:

• Dengue: Dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos; manchas vermelhas pelo corpo; febre alta; tontura; fraqueza; perda de peso e sangramento de nariz e gengiva.
• Chikungunya: Dores de cabeça, musculares e nas articulações de pés e mãos; manchas vermelhas pelo corpo e febre alta.
• Zika Vírus: Dores de cabeça, musculares, nas articulações e nas costas; lesões com pontos brancos e vermelhos na pele; febre baixa e olhos vermelhos.

(Fonte: Ministério da Saúde)