25/10/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Birigui auxilia reeducandos a parar de fumar

Projeto antitabagismo vem conquistando resultados positivos na unidade prisional

Reeducandos e instrutoras em atividades do curso

Os setores de saúde e psicologia do Centro de Ressocialização (CR) de Birigui realizam o projeto antitabagismo, desde abril deste ano, direcionado aos reeducandos que desejam parar de fumar. A medida fornece informações e estratégias que contribuem para a gradativa perda do vício.

Durante quatro semanas, grupos de até 10 pessoas realizam encontros semanais com uma hora e meia de duração, em sala de aula da unidade, onde são abordados os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes, buscando-se sempre constituir uma rede de apoio a eles. Até o momento, três grupos participaram do projeto, sendo que, do total de 11 pesos, sete reduziram pela metade o consumo de cigarros por dia; três pararam de fumar e apenas um não conseguiu atingir o objetivo.

O foco do trabalho é estimular a cessação do hábito de fumar e da dependência do cigarro, mas nos encontros também é proporcionado um espaço de reflexão e aprendizagem. “Em uma abordagem dinâmica e participativa, os internos são incentivados a transpor para outros aspectos de suas vidas, tudo o que foi possível assimilar e aprender”, relata a psicóloga que faz acompanhamento dos reeducandos, Síntia M.S.F. Costa.

“O grupo me ajudou muito a combater o vício. Há quase dois meses estou sem fumar e me sinto melhor. Passei a confiar mais em mim, valorizar minha saúde e fazer algumas mudanças no meu estilo de vida”, relatou o interno Anderson Rafael Lourenço. “Hoje até pratico esportes e me sinto bem melhor sem o cigarro. Estou me sentindo um vencedor e quero levar isso, essa força e sentimento, para toda a minha vida”, diz.