Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/01/16 | Rodrigo Simonelli Bicas- CRN

1º ciclo do “Clube de Leitura” no CR de Araraquara é concluído

Evento contou com a participação da escritora Darci Aparecida Dantas, 33ª Cadeira da Academia de Letras do Brasil

No último dia 21 foi realizado no Centro de Ressocialização de Araraquara, o último encontro do 1º ciclo do “Clube de Leitura”- projeto em parceria com a Fundação “Palavra Mágica” e a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" de Amparo ao Preso (Funap) - na data foi posto em discussão o livro “Sentimento do Mundo” de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1940, que conta acontecimentos políticos da época em forma de poesia.

Os exemplares foram distribuídos entre os membros do clube em 3 de dezembro com a proposta de realizar um “sarau vespertino” no último encontro, quando apontamentos relativos ao livro aconteceram. Para contribuir, o evento contou com a presença da professora, escritora, autora de vários projetos de incentivo à leitura e ocupante da 33ª cadeira da Academia de Letras (ALB) do Brasil, Darci Aparecida Dantas, sendo o seu patrono, o escritor do livro em debate.

A escritora convidada iniciou sua participação falando sobre a biografia de Drummond e mostrou ainda sua admiração e emoção em compartilhar um pouco do seu conhecimento com os participantes. De forma simples e cativante, Darci incentivou a leitura e o desafio de escrever. Defendeu a importância de uma pessoa na vida da outra e a riqueza que o convívio social proporciona a toda a humanidade. A escritora aproveitou também para dizer algumas palavras referentes à essência do Natal e sugeriu a prática do amor entre os familiares e amigos, valorizando mais “o ser”, que “o ter”, lembrando que, conforme mencionou Drummond, a felicidade verdadeira independe das coisas, pois não se deve alicerçar em fatores externos, mas fazer caminho inverso, deve vir de dentro para fora de cada um. Concluindo sua explanação com a citação de seu patrono:

“Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-los. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Para que tenhamos certeza de que: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”(Carlos Drummond de Andrade).

Na sequência os membros do clube apresentaram as poesias selecionadas, algumas do livro estudado, outras autorais, com leitura, declamações ou representações. Os reeducandos encerraram as apresentações cantando “Flores em vida” de Paulo César Baruk, emocionando a todos.

Ao final do evento, Darci Dantas presenteou cada membro do Clube de Leitura com um livro.

aasassa
Topo