Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/12/15 | Renato Venturini - CRC

Centro de Ressocialização de Limeira realiza 1° torneio de futsal

Partida final contou com a presença do jogador de futebol Marcos Assunção e do rapper Dexter

Jogador Marcos Assunção e rapper Dexter entregaram medalhas e troféus aos vencedores


Promover a harmonia, otimizar o tempo e incentivar a atividade física. Esses foram os objetivos do “1° Torneio de Futsal” realizado pelo Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, que teve início em novembro e se estendeu até dezembro, tendo a partida final sido realizada no último dia 04/12.

O campeonato, que contou com a participação 40 detentos, foi organizado pelo agente de segurança penitenciária (ASP), Paulo César de Melo, que treinou e estabeleceu as regras da disputa. O sistema utilizado foi o de “eliminatória simples”, ou seja: perdeu, saiu. Participaram oito times que concorreram em quatro rodadas, sendo dois jogos por sexta-feira, com partidas que tinham dois tempos, cada um com quinze minutos. Um fato que chamou a atenção é que o gol media apenas um metro de comprimento por oitenta centímetros de altura e não tinha goleiro.

Para Claudio Augusto Fonseca, diretor do Núcleo de Segurança e Disciplina daquele CR, eventos como esse contribuem para o bom andamento dos trabalhos, pois fazem com que os detentos fiquem entretidos com atividades saudáveis para o corpo e a mente.

O “1° Torneio de Futsal” foi uma realização do CR de Limeira, através de uma parceria com o Instituto Ação pela Paz e teve apoio de Luiz Augusto Barrichello Neto, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Execuções Criminais da Comarca de Limeira.

Segundo Maria Solange Rosalém Senese, diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, a 2ª edição do evento acontecerá em breve. “Já temos planos para que um novo torneio aconteça logo. Esse foi apenas o início de um lindo projeto que tem como essência desenvolver o companheirismo, ocupar a cabeça dos atendidos com boas práticas, incentivar a atividade física e intrinsecamente desenvolver o espírito de equipe”, comenta.

A partida final teve direito a muitos gols e momentos de emoção, isso porque o evento contou com a presença de dois ilustres visitantes: o jogador de futebol Marcos dos Santos Assunção e o rapper e compositor Marcos Fernandes de Omena, mais conhecido como Dexter. Além de prestigiar os momentos finais do torneio no meio dos detentos, Assunção e Dexter fizeram parte da cerimônia de entrega dos troféus e medalhas aos vencedores.

O rapper Dexter, que é egresso do sistema prisional, orgulha-se de ser um exemplo de superação para as pessoas privadas de liberdade. “A minha expectativa de visitá-los em uma unidade prisional, é que tenham a minha história de vida como exemplo. No Brasil faltam muitas atitudes e ações que promovam a ressocialização, mas existem alguns projetos que agem como anjos nesse sentido, como o Instituto Ação pela Paz”.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes: José Paulo da Silva, diretor geral do CR de Limeira; Ozério Tadeu Pereira, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) e Claudia Cardenette, diretora administrativa do Instituto Ação pela Paz.

aasassa
Topo