23/12/15 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

Chegou o Natal!

Unidades prisionais da SAP celebram e despertam o espírito natalino

Natal é uma época que naturalmente as pessoas se tornam mais solidárias e a vontade de nos confraternizarmos cresce. É uma data especial para a criança e também para o adulto, pois não existe idade para celebrar as boas-novas. Pensando nisso as coordenadorias da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e suas respectivas unidades promoveram ações para celebrarem o Natal com aqueles que estão ligados ao sistema prisional.

Servidores e familiares dos reeducados participaram dessas festas. Na penitenciária II de Balbinos foram entregues brinquedos aos filhos e netos dos sentenciados, presentes esses adquiridos através de doações conseguidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da unidade, pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e também a prefeitura municipal da cidade de Balbinos.

“É de graça? ”, perguntou um garoto ao ver os carrinhos de brinquedos. Ele e seus dois irmãos receberam os presentes. “Acho que todos voltamos à nossa infância e sabíamos que aquela felicidade proporcionada não era pouca. Até os mais tímidos se empolgaram e estavam sorridentes e realizados nas fotos. No final das contas, o presente foi também para gente, pelos bons sentimentos proporcionados”, contou Gislaine Fernandes Constante, Diretora Técnica III.

O Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente, da Coordenadoria da região Oeste (Croeste), recebeu pelo segundo ano consecutivo o cantor, compositor, músico, palestrante e poeta Murillo Altafine.

Nesta ocasião o poeta trouxe a palestra musical “Revolução do Amor” que buscou inspirar os reeducandos a serem protagonistas de suas próprias vidas, entender o amor como uma atitude diária possível, não somente em relações entre homem e mulher, mas também nos relacionamentos interpessoais, como uma atitude altruísta, capaz de tornar as relações cotidianas mais positivas e saudáveis.

A palestra foi marcada para o fim do ano para que os reeducandos pudessem fazer uma autorreflexão e assim se sentissem estimulados a mudar. Com o novo ano surge a possibilidade de uma nova vida.

O CR de Araçatuba, pertencente a Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) realizou nos dias 19 e 20 deste mês, almoços especiais de Natal. Nessas ocasiões participaram toda população carcerária da unidade, além de familiares dos detentos.

As crianças presentes receberam lembranças entregues por um reeducando que voluntariamente se vestiu de Papai Noel. Houve um momento de união e descontração e mesmo em ambiente prisional, o clima natalino pode ser sentido e vivenciado.

Em outro CR, o de Ourinhos, o nascimento de Jesus também foi celebrado, pois servidores, professores e alunos confeccionaram anjos e os distribuíram a todos presentes na unidade no dia 20 de dezembro. Foi realizada também apresentação de uma peça teatral, dirigida pelas estagiárias de psicologia da unidade e encenada pelos próprios reeducandos. A obra tinha como objetivo despertar o espírito natalino e fortalecer os laços familiares. Presos, visitantes e funcionários festejaram essa época.

A Coordenadoria da Região Metropolitana do Estado (Coremetro) concluiu o projeto “Voz Própria”, que foi resultado da parceria entre a Pró- Reitoria de Cultura da Universidade de São Paulo (USP) e SAP. A orientadora do Coralusp, Carmina Juarez, ministrou técnica vocal para as sentenciadas da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) no período de abril a dezembro deste ano.

No repertório apresentado ao público figuraram um leque multicultural de músicas brasileiras, indígenas, americanas, sul africanas, russas e suecas em meio às danças das integrantes que, segundo Carmina, resultaram em som afinado, timbrado, belo e com interpretações potentes.

Durante os ensaios e também na apresentação final, o sentimento compartilhado por todas, orientadora e sentenciadas, era de realização profissional. Isso também pode ser notado na observação de Carmina. “Sinto-me extremamente honrada e privilegiada por conduzir esta atividade em um momento em que vivemos imersos em um mundo tão violento”, refletiu.

Segundo Marcella Chaves, diretora de trabalho e educação, o pronunciamento da orientadora resume bem o sentimento de satisfação profissional compartilhado por todos os envolvidos, quando diz que estar com as sentenciadas nesse projeto alargou seu coração. Essa satisfação não parte só das idealizadoras do projeto, mas também das reeducandas, como visto no depoimento de C.S. que diz esperar com ansiedade pelos ensaios, pois na sua opinião era como estar se reencontrando com seus familiares. Para ela, a unidade prisional oferece oportunidades que não se encontram facilmente em outros locais. “Guardo todas essas oportunidades numa caixa de presentes, porque sei que as coisas que tenho aqui não terei lá fora”, enfatizou.

Servidores do CDP de Suzano doaram roupas, brinquedos, alimentos e produtos de higiene às crianças carentes do município.

No dia 13 realizou-se no auditório do CDP de Tremembé o Festival de Música e Arte, contou com a participação do apresentador Donizete Costa e da cantora Rosangela de Lima, da cidade de Santa Isabel. Os apresentaram seus talentos, cantando músicas gospel, sertaneja e hip hop. Cerca de 600 presos no evento. Na ocasião foram distribuídos brinquedos e doces, doados pelos parceiros de empresas da região.

Assim SAP termina 2015 com muitos projetos realizados e outros sendo elaborados para 2016. Ver as boas ações acontecidas em virtude do Natal só aumenta a certeza de que a SAP está trabalhando cada vez mais para gerar um bom panorama. O Natal é uma festa para todos, que juntos fazem dela uma data memorável.