22/12/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

É hora de apagar as velinhas

CR de Ourinhos comemora 10 anos com atividades

Comemorar aniversário é sempre bom. Ainda mais quando se completa uma década de existência. Ativo desde 25/11/2005, o Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos completa 10 anos e para comemorar a data, algumas atividades ocorreram nos dias 27 e 28 do 11° mês do ano.

Anualmente ocorre na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), organizada pelas comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) das unidades prisionais.

Aproveitando este “gancho” e os 10 anos da unidade, foi convidada a psicóloga Ericléia Bertozo Reis para apresentar uma palestra sobre motivação, direcionada aos servidores e estagiários. Relacionamento interpessoal e a importância da motivação nas funções laborais foram alguns pontos discutidos.

“Muitas vezes ficamos mais tempo dentro de uma unidade prisional do que com a própria família, então o mínimo que temos que tentar fazer é tornar este ambiente mais agradável, considerando que um funcionário motivado aumenta essa possibilidade”, relata o ASP responsável pela saúde na unidade, Wellington Wagner de Souza Silva.

A outra palestra sobre câncer de mama, próstata e intestino, ministrada pelas enfermeiras do posto de saúde de Ourinhos, Cristiane Motta Lemes Passarle e Gislaine Gonçalves da Silva Chagas, teve o tema escolhido com base nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, dirigidas para sociedade, que visam conscientização, prevenção e diagnóstico das doenças.

“Tinha algumas dúvidas sobre câncer de próstata e as palestrantes as sanaram de forma inteligente, direta e de fácil entendimento”, comentou o servidor Ruy Belloti.

Durante o período da tarde, membros das igrejas que trabalham nas unidades prisionais, celebraram um culto ecumênico. Mensagens de otimismo, paz e alegria foram passadas aos reeducandos pelas igrejas Batista, Deus é Amor, Assembleia de Deus e católica. O total de 90 internos do regime fechado participaram, além de alguns deles se apresentaram ao som de música instrumental e cânticos.

Os representantes das igrejas foram presenteados com almofadas e estojos confeccionados pelos presos, usando retalhos de tecido e sobra de espuma doados por uma fábrica de colchões da cidade.

No dia seguinte, a 1ª Pedalada Contra as Drogas, aberta para a sociedade, aconteceu no município de Ourinhos. Iniciada às 9h, percorreu aproximadamente 3km pelo centro da cidade. A pé, de carro, moto ou bicicleta, aproximadamente 350 pessoas participaram do evento.

Idealizador do projeto, o pastor e ASP Nivaldo dos Santos da Penitenciária de Assis, realiza há seis anos o evento em Assis e foi convidado para levá-lo a Ourinhos.

Por meio das redes sociais, faixas em pontos movimentados da cidade, banners, cartazes e em propagandas nas rádios locais foi feita a divulgação da pedalada, que objetiva conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção às drogas.

Apesar da chuva, cerca de 350 pessoas compareceram ao evento, que após as apresentações dos hinos nacional e da SAP, seguiram cantando louvores e palavras contra as drogas, animadas pela cantora Rosana Melo.

“Que essa seja uma semente para um trabalho muito maior com toda a comunidade de Ourinhos, de conscientização sobre a necessidade de combater as drogas no nosso município. No ano que vem estaremos juntos novamente”, disse a diretora do CR, Adriana Silene Logerfo Puglerino.

Os participantes também concorreram a um sorteio de prêmios, dentre eles sete bicicletas recebidas de doações de entidades participantes. Camisetas do evento foram distribuição àqueles que levassem 1 litro de leite. O total aproximado de 160 litros foi arrecadado e distribuídas a três entidades de Ourinhos.

“Foi um evento que superou todas as nossas expectativas. No início do projeto, pensávamos muito nas dificuldades que encontraríamos, mas ao ver o resultado, a adesão da população ao movimento e a proporção alcançada pela luta contra as drogas, todo cansaço foi substituído por uma sensação de dever cumprido”, relata o Agente de Segurança Penitenciária, José Uyll Silva Araújo, Diretor do Núcleo de Segurança e Disciplina do CR de Ourinhos.

“Temos a consciência de que não basta a ressocialização do indivíduo já privado de liberdade; é preciso alertar a população em geral sobre as consequências negativas que o uso e o envolvimento com as drogas causam aos que praticam tais condutas e também aos que estão ao seu redor”, conclui.

Após a pedalada, foi servido um almoço de confraternização entre servidores do CR, autoridades do município e colegas da Penitenciária de Assis e Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.