Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/12/15 | Eliane Borges – CRO

Ceagesp treina servidores da Croeste para aquisição de Hortifrutis

Treinamento visa a racionalização de recursos e alimentação de qualidade



A fim de facilitar a tomada de decisão durante o processo de escolha, aquisição e recepção de frutas e hortaliças nas unidades prisionais da região, nos dias 3 e 4 de dezembro, foi realizada capacitação para servidores públicos da categoria, através da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), nas dependências da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em Presidente Prudente. O objetivo é racionalizar as compras desses alimentos utilizando o Programa Hortiescolha.

Durante dois dias de evento, a engenheira agrônoma e chefe do Centro de Qualidade do Ceagesp, Anita de Souza Dias Gutierrez, apresentou opções mais viáveis economicamente para cada época do ano, baseadas nas culturas da região e tempo de colheita, além de ensinar a verificar a fisiologia de cada produto e seu respectivo preço referencial. “O programa foi desenvolvido justamente porque percebemos a grande dificuldade e desperdício durante as compras por falta de uma ferramenta de decisão”, enfatizou.

Segundo a gerente de desenvolvimento humano da Fundação Itesp e gestora do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), Renata Vieira Miranda Cunha, é uma forma de auxiliar a compra direta de gêneros alimentícios no Estado por meio da agricultura familiar, que atualmente é realizada pelo PPAIS, para o qual está destinado, no mínimo, 30% do orçamento público. “Hoje 90% das compras pelo PPAIS é feita pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). As demais secretarias ainda estão se adaptando. Por isso iniciamos esse treinamento pelas unidades prisionais das regiões noroeste e oeste, pois são as que mais compram”, explicou.

Programa

Inicialmente desenvolvido para atender as escolas e agora estendido a SAP, o programa é usado para adequação dos itens de hortifrutis na Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (BEC), e para formalização de editais de pregões eletrônicos e chamadas públicas. É um software livre que traz informações sobre as características dos produtos como denominação, variedade, tipo, sazonalidade, padrão mínimo de qualidade, doenças, opções para substituição e preços referenciais exigidos para compras pelo PPAIS, dentre outros.






aasassa
Topo