08/12/15 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

CEP-SAP promove jornada de pesquisa com seres humanos

O encontro reuniu profissionais do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão Nacional de Ética em pesquisa

Discutir as questões sobre realização de pesquisas científicas com o sistema de justiça criminal do Estado e com a comunidade científica, autoridades e representantes do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (integrantes do sistema CEP/Conep). Esse foi um dos objetivos da “1ª Jornada de pesquisa com seres humanos, no Sistema de Justiça Criminal do Estado de São Paulo”, ocorrida em 26 de novembro no auditório II da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), na Rua Líbero Badaró, centro da capital.

O secretário Lourival Gomes discursou na abertura do evento e enalteceu a iniciativa da realização da jornada e o empenho dos profissionais que se dedicaram na produção do encontro.

Na data os profissionais assistiram a uma palestra que abordou a importância do Comitê de Ética na SAP, ministrada pelo coordenador da Conep, Jorge Alves de Almeida Venâncio e pela professora doutora da Universidade Nove de Julho e membro fundadora do CEP-SAP, Rosalice Lopes. A Coordenação ficou sob responsabilidade da coordenadora do CEP-SAP, professora mestra Fátima França.

A segunda explanação abordou os aspectos sobre análise dos projetos que geram pendências e o incentivo à pesquisa na secretaria e foi apresentada pelo mestre em programa clínico odontológico-dentística, servidor da Penitenciária de Parelheiros e membro do CEP-SAP, Wlademir Francisco Vieira Junior e teve a coordenação da Presidente da Comissão de Política Criminal da OAB-SP, Adriana Nunes Martorelli. Ambas as palestras foram sucedidas por debates entre os participantes.

No encerramento foi apresentado um painel de debates sobre temas abordados, com a coordenação do diretor de reintegração social da Penitenciária II de Hortolândia e membro do CEP-SAP, Paulo Roberto da Silva.