Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

07/12/15 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

EAP forma 320 novos agentes de escolta e vigilância Penitenciária

Eles atuarão na guarnição das muralhas e em procedimentos de remoção de presos

Trezentos e vinte funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) receberam na manhã do dia 25 de novembro, os certificados de conclusão do curso de formação de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Educação e contou com a presença do Secretário da SAP, Lourival Gomes.

O curso foi ministrado pela Escola da Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP), através do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agentes de Segurança Penitenciária (Cfaasp). Durante o ano de 2015 foram 10 turmas, totalizando 320 AEVPs.

Também estavam presentes, o secretário adjunto e o chefe de gabinete da SAP, Luiz Carlos Catirse e Amador Donizeti Valero (respectivamente) e a diretora da EAP, Leda Maria Gonzaga. Parentes dos formandos e funcionários da SAP também prestigiaram o evento.

O secretário Gomes destacou a importância da categoria na guarnição das muralhas dos presídios paulistas e a responsabilidade dos agentes em procedimentos de escolta de presos durante as remoções externas.

O coral orfeônico formado por funcionários da EAP fez uma apresentação especial para os formandos, entoando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da SAP, ambos sob regência do maestro Donaldo Guedes, acompanhado pelo pianista Sandro Silva.

O formando Rangel Conrado Ribeiro foi o responsável por conduzir o juramento dos novos AEVPs. Destaque durante todo o curso, o aluno Carlos Batista da Silva teve a responsabilidade de ser o orador da turma; já o professor de técnicas de condução operacional, Eliton de Lima falou do orgulho de ter sido escolhido como paraninfo da turma e que observou a dedicação e disciplina de cada um dos novos funcionários durante o curso.

Devido à grande quantidade de agentes, apenas os primeiros classificados de cada turma receberam o certificado, representando os demais formandos.

No encerramento, a diretora da EAP parabenizou os novos agentes e agradeceu a presença de todos, citando uma frase do poeta João Cabral de Melo Neto: mesmo sem querer fala em verso, quem fala a partir da emoção.

Com a formatura de novos 320 AEVPs, a SAP aumenta o efetivo de agentes atuando na guarnição das unidades prisionais e nos procedimentos de escolta.

É mais segurança para presos, funcionários e para a população.

aasassa
Topo