Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/12/15 | Eliane Borges – CRO

Cerca de 1500 sentenciados participam de evento em SJRP

A ação conhecida como Jornada da Cidadania e Empregabilidade visa reinserção à vida social



Para os 1.557 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto, o dia 18 de novembro foi de preparação para regresso à vida em sociedade. Durante todo o dia, eles receberam orientações, atendimento médico, assistiram a palestras sobre empregabilidade e puderam atualizar documentos, inclusive, carteira de trabalho e RG.

A 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com apoio de diversos parceiros. Para o delegado de polícia, Silas José dos Santos, coordenador das unidades carcerárias do Deiter, muitos ficam anos sob a custódia do Estado e saem sem ao menos um documento de identificação. “Precisamos prepará-los para a ressocialização. Sem contar que, com a devida identificação, podemos cruzar informações entre diferentes estados”, explicou.

Além da emissão e atualização de certidões de nascimento, casamento e óbito (em caso de morte do cônjuge), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), os sentenciados receberam também atendimento jurídico, corte de cabelo e atendimento médico para verificação de pressão arterial, glicose sanguínea e exame de prevenção ao câncer de boca. Também assistiram a palestras sobre empregabilidade, empreendedorismo, resiliência e preparação para a liberdade, além de terem os trabalhos manuais e industriais expostos ao público.

“Temos que acreditar no potencial de cada ser humano e a sociedade vem evoluindo quanto a isso”, afirmou a secretária municipal dos direitos e políticas para mulheres, pessoa com deficiência, raça e etnia, Eni Fernandes. “Ao sair eles [reeducandos] têm dificuldade em arrumar emprego formal, principalmente por causa da documentação. É muito importante a parceria entre vários órgãos para regularizar”, pontuou o defensor público, Mário Lúcio Pereira Machado.

Segundo o diretor da unidade prisional, Ademir Panciera, o evento é também uma forma de levar representantes da sociedade para conhecer os trabalhos ali desenvolvidos e apoiar. “Temos que estar juntos como um coral em Harmonia, ” comparou. Para o reeducando M.M.M.G, 30 anos, se a pessoa quiser, é uma oportunidade de recomeçar. Além disso, a educação também liberta e a documentação é fundamental para aproveitar os cursos que têm ali.

A unidade

O CPP de SJRP possui 265 sentenciados trabalhando externamente e 614 internamente. No quesito educação, possui 199 no ensino regular. Em 2015, 125 presos foram profissionalizados em cursos como pedreiro revestidor, eletricista instalador residencial, carpinteiro de estrutura de telhados, instalador hidráulico e pintor.

Balanço de ações/beneficiados:

•  Emissão de documentos: 515
•  Atendimentos Jurídicos: 135
•  Atendimento de saúde: 590
•  Cortes de cabelo: 32
•  Palestra sobre resiliência (Funap): 46
•  Palestra câncer de próstata: 157
•  Palestra empreendedorismo em ação (Sebrae): 175

aasassa
Topo