04/12/15 | Eliane Borges – CRO

CQVidass da região oeste conquista 1º lugar do Prêmio Prevenir

Três dos cinco projetos finalistas pertencem à SAP e foram premiados com troféus e placa de menção honrosa

Com o projeto “Mãos à Obra – Saúde, Segurança nos Ambientes Prisionais”, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste (CQVidass-Oeste) conquistou o 1º lugar da 3º edição do Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor. A premiação ocorreu no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em 26 de novembro, durante o 1º Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde do Servidor.

A conquista é fruto de um conjunto de ações, voltadas aos servidores, que vêm sendo desenvolvidas desde 2006 nas unidades prisionais da região oeste do Estado, através das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Grupos de Acolhimento (GA). O programa desenvolve eixos dentro da saúde ocupacional, saúde mental, prática de ginástica laboral, ajustes ergonômicos, análise de riscos ambientais, caracterização de acidentes de trabalho, campanhas e exames preventivos, alimentação saudável, combate ao tabagismo, alcoolismo e drogas, além de apoiar programas desenvolvidos pela rede pública de saúde.

Além do 1º lugar, dentre os cinco finalistas, outros dois projetos pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foram homenageados. Um deles, desenvolvido na Penitenciária II de Balbinos, sob o título “Corpo São, Trabalho Sadio – A alimentação como forma de sustentabilidade e valorização humana”, conquistou o 3º lugar. Já o GQVidass recebeu placa de menção honrosa pela realização de “Campanhas de Saúde por Meio das Redes Sociais Institucionais”, desenvolvidas em conjunto com a Assessoria de Imprensa da Pasta.

O evento, realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), contou com 30 projetos inscritos, dos quais 19 da SAP. As notas foram compostas em 75% por avaliações de jurados e 25% por votação popular. Para a diretora do CQVidass-Oeste, Fabiana Minzoni Rocha, ter vencido é o reconhecimento de uma proposta que resultou em uma queda de 4,17% de licenças médicas na regional durante o primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período do ano anterior. “Esses prêmios provêem do esforço de todos os servidores diante das dificuldades e especificidades da SAP. Estou muito satisfeita”, completou a diretora do GQVidass, Iracema Costa Jansonn.