Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/12/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Voltada para a prevenção de doenças masculinas, a campanha Novembro Azul ocorreu nas unidades prisionais

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), durante o mês inteiro de novembro, ganhou a cor azul do mar. O motivo: foi sede da campanha que combate o câncer de próstata, Novembro Azul. A iniciativa tem o objetivo de orientar os servidores e presos do sistema prisional sobre doenças que atingem o sexo masculino, com o oferecimento de palestras, exames e distribuição de panfletos informativos e fitas de cetim.

Câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem foram os temas mais frequentes nas palestras durante o mês no sistema prisional. Um exemplo é o Centro de Ressocialização (CR) de Bragança Paulista que abordou a doença e a diabetes.

Organizado pela equipe de enfermagem do Centro de Detenção Provisória (CDP) Campinas, com a orientação da enfermeira Ana Paula Dias Moreira, a campanha teve o foco voltado mais para a alimentação, com oferecimento de testes de glicemia aos servidores e presos e dicas de boa alimentação, informações de diabetes e atividades físicas.

Outros tipos de câncer foram abordados durante as apresentações: o bucal na Penitenciária de Valparaíso, feita pelo cirurgião dentista, Luís Claudio Pereira de Campos para os detentos e o infantil na Penitenciária de Balbinos II, dando destaque para a prevenção, diagnóstico e tratamento.

"Temos a cultura de 'evitar problemas', fingindo que não existe risco e nem vai acontecer conosco, mas pode acontecer com qualquer um. Assim, sempre nos cabe orientar e incentivar os colegas aos exames e verificações. Campanhas de apoio à prevenção e tratamento de doenças são sempre muito bem-vindas, incentivadas e apoiadas", destacou a diretora técnica da Penitenciária de Balbinos II, Gislaine Fernandes Constante.

Em Suzano, os problemas psicológicos receberam atenção. Conduzida pelos integrantes do Instituto Gente Feliz, Anderson Mendes e Emílio Terron que, trajados com roupas descontraídas, promoveram uma palestra interativa ao público do CDP. Esta equipe atua gratuitamente em estabelecimentos prisionais, clínicas de reabilitação, Ongs, entre outros.

Coletas de sangue para exame de PSA (preventivo do câncer de próstata) e amostras de glicemia foram feitos nas unidades, tanto para presos, quanto para colaboradores. Circunferência abdominal e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), peso e altura também fizeram parte da rotina do CDP de Americana.

Uma ação diferente ocorreu no Centro de Ressocialização (CR) de Birigui. Chamada Outubro Mês da Solidariedade, a campanha objetiva arrecadar gelatinas para serem doadas ao Hospital de Câncer de Barretos e se encerrou em novembro. O total de 2917 unidades foram recebidas e encaminhadas ao local. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso também participou da campanha com arrecadação de 500 caixinhas.

Participaram também os CDPs de Caiuá, São José dos Campos, Diadema, Mauá, Pinheiros I, Taubaté, Mogi das Cruzes, Capela do Alto e Piracicaba; penitenciárias de Pracinha, Mirandópolis II, Presidente Venceslau I, Presidente Bernardes, Osvaldo Cruz, Dracena, Riolândia, Marabá Paulista, Mairinque, I e II de Itirapina, I e II de Guareí, I e II de Potim, Junqueirópolis, Assis, III de Hortolândia, Capela do Alto, Feminina de Mogi Guaçu, I de Itapetininga e I de Sorocaba; CPPs de São José do Rio Preto, Campinas, Porto Feliz e Hortolândia; CRs de Atibaia, Mococa e femininos de São José do Rio Preto, Itapetininga e São José dos Campos e do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass).

aasassa
Topo