Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/12/15 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

Dia Mundial de combate à Aids

Coordenadorias promovem ações de combate e prevenção ao vírus HIV

As coordenadorias regionais do vale do Vale do Paraíba e litoral e a Metropolitana de São Paulo (Corevali e coremetro) com apoio do Ministério da Saúde (MS) capacitaram seus servidores para aplicar testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana) por fluido oral nos presidiários de suas respectivas unidades. A capacitação aconteceu, nas duas coordenadorias, primeiramente através de um vídeo online disponibilizado pelo MS.

Posteriormente os profissionais da saúde receberam um curso de capacitação mais detalhado, oferecido pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) em parceria com o CRT-Aids (Centro de Referência e Treinamento). O curso teve como tema “Oficina de Acolhimento, Ética e o Processo de Testagem do HIV por TR – Fluido Oral” e teve duração de oito horas.

O teste de HIV pelo fluido oral apresenta o resultado em até 30 minutos e tem fácil leitura, já que a análise pode ser feita a olho nu e não necessita ser aplicado por profissional da área da saúde. A coleta do material biológico é retirada do começo da mucosa da bochecha, com auxílio de uma haste coletora, não precisa de perfuração nem amostra de sangue. É rápido e sem dor.

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CqVidas) também realizou ações voltadas ao dia mundial de combate à Aids, que é internacionalmente instituído em 1° de dezembro. O CDP (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica distribuiu panfletos informativos; no CDP Belém I houve entrega de preservativos, roda de conversa sobre o tema e também o teste rápido de HIV; já no de Mauá ocorreu a distribuição de preservativos e do material informativo.

A Coordenadoria da região Oeste (Croeste) entregou panfletos sobre a doença e seus profissionais da saúde também ministraram palestras sobre o tema. Já as unidades prisionais da Coordenadoria da região Central (CRC) iniciaram suas atividades do combate a Aids no dia 23/11, com o “inquérito nacional sobre a saúde da população prisional e das agentes segurança” realizado na Penitenciária Feminina de Campinas. Algumas das demais unidades entregaram preservativos para detentos, funcionários e visitas, ministraram palestras sobre a doença, afixaram cartazes e distribuíram panfletes de conscientização, além de exibirem vídeos do combate e prevenção da enfermidade.

aasassa
Topo