Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/11/15 | Renato Venturini – CRC

Penitenciária “Nelson Vieira” I de Guareí realiza a 3ª edição do evento Café Filosófico

Felicidade foi o tema do encontro

Com o tema “A felicidade como um bem supremo”, a Penitenciária “Nelson Vieira” I de Guareí promoveu no último dia 11, a 3ª edição do evento Café Filosófico. A ação aconteceu através da Diretoria do Centro de Trabalho e Educação da unidade prisional, em parceria com a Escola Vinculadora do município de Guareí “E.E. Coronel Castanho de Almeida”.

O professor de Filosofia e Coordenador do Núcleo da Oficina Pedagógica do município de Itapetininga, Fabrício Cristian de Proença, que ministrou uma palestra, que abordou a ética como ação para a felicidade.

Mais do que simplesmente debater um assunto, o objetivo do Café Filosófico é despertar nos sentenciados a consciência de que o passado não volta mais e o futuro depende apenas do que decidirmos hoje, neste exato momento. “Fazê-los entender que a chave da felicidade está dentro de nós, o livre arbítrio. Este nos dá liberdade para tomar decisões que modificam toda uma existência”, ensina o Diretor do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária “Nelson Vieira” I de Guareí, Carlos Alberto de Almeida. “Entendemos que eventos como este promovem nas pessoas privadas de liberdade, o desenvolvimento do senso crítico e, a partir de aí, contribuir para o crescimento positivo do detento, que passa a ver o mundo de outra forma, com esperança de dias melhores, de novas escolhas”, comenta.

A ressocialização é outro fator importante desse projeto, que tem como essência instruir o reeducando e com isso colaborar para a sua reinserção no seio da sociedade, quando colocado em liberdade.

Estiveram presentes o diretor substituto da Penitenciária “Nelson Vieira” I de Guareí, Fábio Rolim de Góes; o diretor do Centro de Trabalho e Educação, Carlos Alberto de Almeida; o diretor do Centro de Segurança e Disciplina, Marco Antônio Gonzaga; a diretora do Núcleo de Pessoal, Tânia Seide de Campos; o diretor de Portaria do Turno III, Wagner de Paulo Dútil; o pastor da Igreja Adventista de Tatuí, Luiz Antônio da Silva; a diretora Lúcia Maria de Almeida Plens Oliveira e a coordenadora pedagógica da Escola Vinculadora do município de Guareí “E.E. Coronel Castanho de Almeida”, Gisele de Almeida e Silva; o professor de filosofia e coordenador do Núcleo da Oficina Pedagógica do município de Itapetininga, Fabrício Cristian de Proença; as representantes da diretoria de ensino da região de Itapetininga, Solange Maria Moisés Alves e Deise de Sales Rustichelli. Além dos reeducandos que participaram da palestra, também marcaram presença os servidores da unidade prisional.

aasassa
Topo