Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/11/15 | Funap

Funap participa do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015

Programa da fundação conquistou o segundo lugar

Em cerimônia realizada na noite do dia 10/11, no Unique Palace, em Brasília (DF), o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, foi laureado com o segundo lugar no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015.

No evento foram anunciados os vencedores das seis categorias: Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária, Juventude, Mulheres, Gestores Públicos, Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa e a estreante, Tecnologias Sociais para o Meio Urbano.

Entre os 866 inscritos, 154 práticas foram certificadas como Tecnologia Social e 18 disputaram o título, sendo três finalistas em cada categoria.

Representada por seu diretor de Atendimento e Promoção Humana, Fernando Gomes de Moraes, a Funap recebeu, além do troféu, uma premiação no valor de R$25 mil.

“Nos sentimos honrados por esta conquista! Ter esse reconhecimento em nível nacional, sem dúvida alguma, é de extrema importância para o nosso trabalho. Dentre 850 propostas ficamos entre os três finalistas na categoria Gestores Públicos, com destaque que fomos a única tecnologia social classificada do sistema prisional nacional. Isso é fruto do sério e comprometido trabalho de todos os servidores da fundação e fundamentalmente de todos os servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, pois sem eles não chegaríamos nesse momento tão especial ”, elogiou Moraes.

Na noite anterior à premiação, os finalistas também participaram do II Encontro Tecnologia Social e Política Pública, com debate e mesas temáticas compostas por especialistas sobre o tema de diversos órgãos de governo e organizações da sociedade civil, como as secretarias Especial de Políticas para as Mulheres, Nacional de Juventude, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Pólis, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e Rede Interação.

Realizado a cada dois anos, o prêmio tem como objetivo certificar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e ainda em atividade, em âmbito regional ou nacional, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas à água, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente e saúde.

As certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação BB, que soma agora um total de 850 iniciativas. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. No BTS, as tecnologias sociais desenvolvidas por instituições de todo o País podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, Unidade Fiscal (UF), dentre outros parâmetros de pesquisa.

aasassa
Topo