24/11/15 | Assessoria de Imprensa - SAP

Evento que discute a produção científica feita a partir do sistema prisional do estado acontece nesta quinta, 26

Pioneira no Brasil com a instituição de um comitê de Ética e Pesquisa em uma Secretaria de Estado, a Secretaria da Administração Penitenciária promove a I Jornada de Pesquisa com Seres Humanos no Sistema de Justiça Criminal do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 26, no período da manhã. O evento tem como objetivo discutir com a comunidade científica e autoridades questões sobre pesquisas no âmbito do sistema de justiça criminal do Estado de São Paulo, promovendo o diálogo com pesquisadores sobre aspectos do protocolo de pesquisa passíveis de gerar pendências.

Durante a I Jornada, serão proferidas exposições da doutora Rosalice Lopes, professora da Universidade Nove de Julho e membro fundadora do CEP/SAP; da atual coordenadora do Comitê, professora mestra Fátima França; e da presidente da Comissão de Política Criminal da OAB-SP, Adriana Nunes Martorelli. A plateia é convidada a participar de debates sobre os temas apresentados.

O Comitê de Ética em Pesquisa da SAP – CEP/SAP teve sua primeira reunião em fevereiro de 2011. Desde então e até o primeiro semestre de 2015, foram 164 projetos avaliados. Dentre eles, boa parte são da psicologia (39), serviço social (26) e enfermagem (22). As demais dividem-se entre educação, direito, jornalismo, ciências políticas, antropologia, medicina, sociologia, tecnologia e desenvolvimento. Entre os temas mais abordados, estão: gestação e maternidade na prisão; doenças em homens e mulheres; dependência química; saúde dos servidores do sistema; LGBT; psicopatia e reincidência criminal, entre outros. A maior parte delas teve como sujeito da pesquisa homens presos, seguidos por mulheres presas e, por último, servidores.

08h00 – Credenciamento
09:00 – Mesa de Abertura
10:00 – Coffee Break
10:20 – Palestra: A importância do Comitê de Ética na Secretaria da Administração Penitenciária
Expositora: Profa. Dra. Rosalice Lopes – Professora da Universidade Nove de Julho e membro fundadora do CEP/SAP
10:40 – Debate
Coordenação: Profa. Ma. Fátima França – Coordenadora do CEP/SAP
11:10 Atividades do CEP/SAP, aspectos sobre análise dos projetos que geram pendências e o incentivo à pesquisa na SAP.
Expositora: Profa. Ma. Fátima França – Coordenadora do CEP/SAP
Coordenação: Dra. Adriana Nunes Martorelli – Presidente da Comissão de Política Criminal da OAB-SP
11:40 - Debate
12:30 Painel de debates sobre temas apresentados pelos participantes.
Coordenação: Paulo Roberto da Silva – Diretor de Reintegração Social da Penitenciária II de Hortolândia e membro do CEP/SAP
13:00 – Encerramento

Quinta, 26/11, das 8h (credenciamento) às 13h
Local: Auditório II da Secretaria da Administração Penitenciária - Rua Líbero Badaró, 600 – 3º andar – Centro – São Paulo, SP