18/11/15 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

Pedalando rumo à solidariedade

Servidores do Vale do Paraíba e Litoral inovam ao unir útil ao agradável

Ciclistas e as senhoras do Lar São Vicente de Paula

O primeiro “Passeio ciclístico solidário” aconteceu na Penitenciária II Masculina de Tremembé, no dia 31 de outubro. O evento reuniu servidores da Penitenciária II e do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Tremembé, do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté, ciclistas dos grupos “Pedal Km” de Pindamonhangaba, também de Taubaté o feminino “Pedale Mais Rosa” e “ASPedaladas Semanais”, formado por ASPs (Agentes de Segurança Penitenciária), além de ter contado com a participação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Pedalando e ajudando

O passeio aliou prática de exercícios físicos e também solidariedade, já que após as pedaladas os participantes entregaram produtos alimentícios e fraldas geriátricas às senhoras do Lar São Vicente de Paula, doações essas que foram arrecadadas entre os ciclistas. Mais do que um evento esportivo que propiciou benefícios à saúde, como melhora da frequência cardíaca, melhor circulação sanguínea, redução de colesterol e de peso fez bem aos corações dos envolvidos, pois contribuíram com idosas carentes de materiais e atenção.

Uma conversa, alguns sorrisos podem fazer toda diferença na vida de alguém. Prova disso é a gratidão que as anciãs sentiram pelo momento que passaram com os visitantes e essa retribuição não partiu somente delas, pois os bicicleteiros puderam refletir também sobre a importância do envelhecimento com qualidade de vida.

Material de divulgação do evento e os itens utilizados para hidratação e alimentação dos participantes foram fornecidos por comerciantes da região, assim houve uma corrente de doações: ajudaram e foram ajudados.

Companheirismo entre servidores

Praticar esportes em grupos ajuda a criar sentimento de coletividade entre os funcionários da SAP; conviver com os colegas de trabalho em um ambiente de descontração torna o convívio em serviço mais agradável e harmonioso.

Outubro foi um mês voltado para os cuidados das mulheres, fechá-lo com essa ação foi ainda mais gratificante e recompensador, uma vez que a instituição das senhoras vem passando por problemas financeiros e é mantida apenas por doações, ter coligado as necessidades da saúde física dos servidores da SAP com as das internas do Lar São Vicente de Paula foi uma dupla ação do bem.

A emoção foi tamanha que levou muitos ao choro, mas de alegria em ver como é possível que gerações diferentes podem compartilhar de momentos tão agradáveis e se ajudarem mutuamente. O ciclismo pode ser um esporte coletivo, com a junção de boas intenções todos ganham e assim cada vez mais a roda da solidariedade gira.