13/11/15 | Eliane Borges - CRO

CPP de Pacaembu realiza 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O local foi marcado por diversas ações voltadas a reinserção da pessoa presa, no mercado de trabalho e vida social

No dia 4 de novembro, foi realizada a 1º Jornada de Cidadania e Empregabilidade no Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu. A solenidade teve início às 8h, com entoação de louvores pelo coral evangélico “Vencendo com Cristo”, composto pelos próprios internos, deixando a data marcada para esta que é a segunda unidade do oeste do estado a receber o evento. As ações se desenvolveram no galpão de trabalho onde foram colhidas digitais e todas as informações necessárias para emissão e atualização de documentos pessoais dos sentenciados, realização de sessões de fotos 3x4, além de exames médicos e ministração de palestras sobre mercado de trabalho.

“Eu fiquei emocionado com a apresentação do coral, muito lindo. Temos de acreditar sim, que o ser humano é capaz de mudar”, disse Alessandro Rampasso, representante do coordenador de unidades prisionais da região oeste do Estado, Roberto Medina. Para Evaldo Barreto dos Santos, diretor técnico da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), essa é uma oportunidade de abrir as portas do cárcere para a população. “Vai além do que apenas emitir documentos rapidamente. Estamos quebrando tabus e mostrando para a sociedade que é possível através de parcerias ajudar na ressocialização desses internos. Ações como esta precisam continuar, mesmo após a jornada”, frisou.

“Para emitir ou regularizar documentos pessoais, o sentenciado precisava ir ao Poupatempo nas saídas temporárias. Para outros, sem o benefício, nós é que tínhamos que providenciar tudo e como há um órgão responsável para cada coisa, poderia demorar até meses”, explica Irani Aparecida de Oliveira Morichita, Diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde. Segundo Gilberto Pavesi, diretor geral do CPP, Gilberto Pavesi, eventos de cidadania já vinham sendo realizadas na unidade, pórem, voltados somente à saúde e educação. “O grande diferencial hoje está sendo a desburocratização para conseguirmos a documentação, além do objetivo de preparar esses internos para voltar ao mercado de trabalho e reinseri-los na vida social”, enfatizou.

“Preciso de CPF, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho. Vou tirar hoje e isso vai me ajudar na hora de procurar um emprego quando eu sair daqui’, explicou o reeducando L.C.E.O, 27. Além das atividades citadas, o local expôs também trabalhos produzidos pelos internos como tapetes de crochê, bolsas bordadas, carrinhos feitos de sabão, casinhas e tabuleiros de madeira. Além disso, também havia produtos que são confeccionados para empresas privadas, como sacos de lixo, cadeiras de área e bolas de futebol que são costuradas dentro da unidade.

A unidade

• O CPP de Pacaembu possui 56 sentenciados trabalhando externamente e 279 internamente.
• No quesito educação, a unidade possui 24 sentenciados no ensino fundamental, 26 cursando o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e 20 frequentando o curso de pedreiro assentador de tijolos e blocos, pelo programa Via Rápida.

Balanço final:

Quantidade de sentenciados atendidos por ação:

• Certidão de Nascimento: 151
• RG: 174
• Atendimento Jurídico: 382
• Carteira de trabalho: 54
• CPF: 567
• Palestras: Realizada pelo Centro Paula Souza sobre entrevista de emprego e elaboração de currículo: 464
• Palestra realizada pela Central de Atenção ao Egresso e Família da CRSC: Entrega e orientação sobre o Guia do Egresso: 463
• Palestra realizada pela Célula de Referência Técnica da Região Oeste - Orientação sobre liberdade, laços sociais, trabalho e cidadania: 350
• Palestra sobre tuberculose: 30
• Orientação do Centro de Zoonoses sobre escorpião e mosquitos transmissores de doenças: 342