13/11/15 | Eliane Borges - CRO

Jornada da Cidadania e Empregabilidade chega a Valparaíso

A ação inédita no oeste do estado teve início pelo CPP da cidade e está voltada a reinserção de sentenciados na sociedade

O Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso recebeu 2.466 atendimentos durante a 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade, realizada pela primeira vez no oeste do estado. Os dados, informados hoje pela própria unidade, referem-se ao evento ocorrido em 29 de outubro de 2015, e trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), para reinserção dos sentenciados na sociedade.

Além da emissão e atualização de certidões de nascimento, casamento e óbito (em caso de morte do cônjuge), CPF, RG e Carteira de Trabalho, os sentenciados receberam também atendimento jurídico, corte de cabelo e atendimento médico para verificação de pressão arterial e glicose sanguínea, exame de prevenção ao câncer de boca, PSA e teste rápido de HIV. Também assistiram a palestras sobre empregabilidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e receberam orientações sobre escorpiões e mosquito Aedes Aegypti, além de terem os trabalhos manuais expostos ao público.

“Ao abrir caminho para o indivíduo ser reinserido na sociedade, melhoramos a autoestima do preso proporcionando a chance de deslumbrar um futuro melhor, diminuir a exclusão social e a consequente reincidência criminal”, frisou Alessandro Rampasso, representando Roberto Medina, coordenador das unidades prisionais da região oeste do Estado (Croeste).

Para Marcelo Scatena Franco, diretor geral da unidade, a grande novidade está na agilidade para emissão e atualização de documentos pessoais. “Para estudar e participar de cursos profissionalizantes, por exemplo, o sentenciado necessita, no mínimo, de RG e CPF. No entanto, antes da jornada, cada um desses documentos era emitido em órgãos separados. Tudo demandava muito tempo”, explicou.

“Estou satisfeito em ver nossos trabalhos expostos e saber que com eles tenho ajudado minha família. Aqui aprendi uma profissão de fabricar cadeiras e já tenho inclusive proposta de emprego pela própria empresa para quando eu sair”, contou o sentenciado C.A.A, 49. Para o reeducando M.F, 46, que deverá estar em liberdade em maio de 2016, o dia foi de comemoração após o atendimento jurídico. “Fiquei feliz porque saiu um benefício para mim. Vim parar aqui por causa das escolhas erradas que fiz, mas agora espero que a sociedade nos dê uma oportunidade para nos colocarmos de novo no mercado, porque temos capacidade”, enfatizou.

As ações foram realizadas com a ajuda de parceiros como o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses do município e estudantes das Faculdades Adamantinenses Integradas. O evento contou ainda com a presença de Sandra Cristina Spessotto, coordenadora do Ofício das Execuções Criminais de Araçatuba; Paulo Belúcio, assistente de gabinete da Receita Federal de Araçatuba; Angelo Dalben, defensor público de Araçatuba; Luis Fuggi, chefe de gabinete da prefeitura de Valparaíso; Renata Palópoli, diretora regional da Central de Egresso e Família da CRSC, Mari Floriano, coordenadora do Programa Pró-Egresso da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT); Eraldo Oliveira de Jesus e Cláudio Nachibal Júnior, diretores do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação das coordenadorias de unidades prisionais da região oeste e metropolitana do estado, respectivamente.

A unidade

O CPP de Valparaíso possui 40 sentenciados trabalhando externamente e 267 internamente. No quesito educação, possui 76 sentenciados no ensino regular, 34 cursando o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e outros 32 nos cursos profissionalizantes de eletricista, pedreiro, assentador de pisos e tijolos, pelo programa Via Rápida. Em novembro, estão previstos cursos de pintor, padeiro e assentador de azulejos.

Balanço de ações/beneficiados:

• Certidão de Nascimento: 210
• Certidão de casamento e de óbito: 115
• RG: 190
• Atendimento Jurídico: 230
• Carteira de trabalho: 97
• CPF: 290
• Palestra sobre empregabilidade (Postura em entrevista de emprego e preparação de currículo): 80
• Palestra sobre DST’s: 80
• Palestra sobre Talento Express da Funap: 60
• Distribuição de material educativo pelo Centro de Atendimento ao Egresso e Família (CAEF): 145
• Exame do PSA: 49