10/11/15 | Assessoria de Imprensa - SAP

Jornada da Cidadania e Empregabilidade chega ao CPP de Jardinópolis

Na ocasião, unidade também inaugura moderna sala de informática

Computadores foram doados pela empresa ITOGRASS Agrícola Alta Mogiana Ltda

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis receberá no próximo dia 11 a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Com objetivo de oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços que os auxiliará na preparação para a liberdade, são disponibilizados serviços como retirada de segunda via de documentos e carteira de trabalho, exames de saúde, palestras, além de atividades educativas como mostras de cinema. As atividades ocorrerão de forma simultânea das 8 h às 17 h. Na abertura, também será inaugurado um moderno Laboratório de Informática, com 10 computadores do moderno modelo “Alll in One”, em que a CPU fica integrada na tela. No novo espaço, os reeducandos receberão cursos presenciais e via Educação à Distância (EaD).

A Jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) e Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE). O Laboratório de Informática/Projeto de inclusão digital é uma iniciativa do CPP de Jardinópolis em parceria com a ITOGRASS Agrícola Alta Mogiana Ltda.

Durante a Jornada, serão oferecidos aos reeducandos através da atuação de servidores da SAP e também de outros Órgãos Públicos, ações para preparação de documentos pessoais: Registro Geral (RG), Certidão Nascimento, CPF e Carteira de Trabalho. Atendimento judiciário através do advogado da Fundação de Apoio ao preso (Funap) e equipe de servidores do CIMIC. O CRAS (Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde) além da documentação fará testes rápido de sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de orientações e acolhimento pertinentes a saúde do homem. Psicólogos e assistentes sociais da unidade farão grupos de preparação para liberdade. Os reeducandos terão palestras sobre os temas: Violência Doméstica, Uso de Drogas e suas consequências, Álcool: droga liberada; Os livros na superação e transformação da cidadania; Mercado de Trabalho - tendências e possibilidades; e Empreendedorismo. Haverá atividades desenvolvidas pelos professores da Escola Vinculadora que atuam dentro do CPP, das disciplinas de Artes, Ciências Humanas, Biológicas e Sociais, entre outras. A Funap promoverá sessão de cinema com debate.

O projeto de Inclusão Digital fornecerá aos reeducandos Curso de Informática e Capacitação Profissional por meio de Educação Tecnológica presencial e também na modalidade EaD. No primeiro curso oferecido a empresa Itograss também financiará a qualificação de 20 reeducandos. Outros cursos serão viabilizados através das parcerias já consolidadas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação (Programa Via Rápida), Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Programa Estadual de Qualificação. Graças ao laboratório, os reeeducandos estão sendo estimulados pela Núcleo Técnico de Educação da unidade a prestar o vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec), na oferta do curso de “Gestão Empresarial”, na modalidade EaD. Até o momento, 11 deles já se inscreveram para prestar o certame. A ampliação da oferta de formação educacional no CPP de Jardinópolis visa apresentar para os internos e para a sociedade civil, que existem caminhos possíveis e efetivos de transformação social, para além da criminalidade.

Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis