Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/11/15 | Renato Venturini – CRC

Penitenciária II de Itirapina capacita servidores da área da saúde através do sistema “TBWEB”

Treinamento teve como objetivo instruir os profissionais sobre a utilização do novo sistema

Capacitação em andamento

No dia 06/10, a Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio” II de Itirapina, com apoio do Centro Regional de Saúde da Coordenadoria Central, realizou um treinamento para os profissionais da área da saúde. A capacitação foi ministrada pela interlocutora do programa de tuberculose, GVE XX de Piracicaba, Ângela Maria Marra Serenotti, que instruiu os presentes sobre a utilização do “TBWEB”.

O sistema tem como objetivo a vigilância epidemiológica da tuberculose no Estado de São Paulo e o monitoramento dos casos da doença. Trata-se de uma ferramenta de consulta de informações em tempo real, no qual os casos são cadastrados e seus dados podem ser registrados e verificados via internet, durante todo o tratamento. O sistema trabalha no sentido de manter um registro único por paciente e todo o histórico terapêutico inserido nesse mesmo registro. Para cada paciente, são abertos um ou mais tratamentos e todos recebem registro de acompanhamento. O desenvolvimento do sistema “TBWEB”, que foi possível graças à parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e com autorização do Ministério da Saúde, veio solucionar uma antiga necessidade de prover o estado de um banco de dados centralizado dos casos de tuberculose, permitindo o acompanhamento efetivo dos tratamentos, eliminando quase que completamente as duplicidades de cadastro.

A incidência de casos de tuberculose entre os detentos, mesmo antes da prisão, é maior do que na população livre, devido ao confinamento.

Com esse treinamento, os profissionais da área da saúde da Penitenciária II de Itirapina estão aptos a registrar os casos de tuberculose de uma forma mais eficiente e, desta forma, acompanhar o tratamento dos pacientes em âmbito estadual.

aasassa
Topo