06/11/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP com a cor de flamingos

Campanha Outubro Rosa ocorre mais uma vez na secretaria

A Secretaria de Administração Penitenciária abriu portas novamente para a introdução da campanha internacional Outubro Rosa, dentro das atividades do sistema penitenciário paulista. O intuito da ação é conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante o mês inteiro, vários eventos foram sediados nas cinco coordenadorias regionais e sedes da secretaria, voltados tanto para funcionários, como para presos.

Coletar mantimentos com o intuito de ajudar pacientes em tratamento fez parte do dia a dia das penitenciárias de Tupi Paulista, Martinópolis e Mirandópolis II; centros de ressocialização (CR) de Presidente Prudente, Birigui e Araçatuba; Centro de Detenção Provisória de Riolândia, Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu e sede II da SAP. As arrecadações como lenços, gelatinas e outros itens foram doados para hospitais, centros de terapia, grupos e órgãos ligados ao combate do câncer.

Arte e atividades físicas marcaram presença nos eventos. Os presos da Penitenciária de Reginópolis produziram cartazes informativos sobre os cuidados com a doença. Já na Penitenciária II de Avaré, o encerramento das ações contou com uma caminhada de 15km da unidade até a cidade.

Além da temática da campanha, outros assuntos fizeram parte das palestras ocorridas em alguns presídios. Plantas medicinais na saúde da mulher, câncer do colo de útero e alimentação saudável foram os respectivos temas abordados nas penitenciárias de Assis, Balbinos II e Pacaembu.

"Só Deus e eu sabemos o meu orgulho em ter na equipe pessoas tão dedicadas e envolvidas no sucesso dos trabalhos. O evento do Outubro Rosa foi impecável. Parabéns à equipe de saúde", disse a diretora técnica de Balbinos II, Gislaine Fernandes Constante.

Exames como Papanicolau, mamografia e testes rápidos de HIV e sífilis fizeram parte do cronograma dos centros de progressão penitenciária de Franco da Rocha e feminino de Butantan. Em Irapuru, o Núcleo de Atendimento à saúde da penitenciária do município em parceria com a prefeitura local, disponibilizou para as servidoras acima de 40 anos, vagas para fazer mamografia.

Comemoraram também a data os CDPs de Suzano, Hortolândia, Piracicaba, Diadema, Mauá, Osasco I e II, Pinheiros I, Santo André, Vila Independência e feminino de Franco da Rocha; as penitenciárias de Marília, São Vicente, Mogi Guaçu, Parelheiros, feminina de Ribeirão Preto, Itapetininga, Itirapina, Mairinque, Sorocaba I, Iperó, Guareí I, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Mirandópolis I, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Flórida Paulista, Dracena, Lucélia, Riolândia, Marabá Paulista, Lavínia III, Franco da Rocha I e II, Guarulhos, Reginópolis e feminina II de Tremembé; CPPs Edgard Magalhães Noronha, Campinas, Hortolândia e São Miguel Paulista; CRs de Jaú, femininos de São José do Rio Preto e Araraquara; Cipas, Cras, CQVidass, Coordenadoria da Saúde, Escola de Administração Penitenciária (EAP) e outros.