Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/11/15 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária "Nelson Vieira" I de Guareí é destaque na 11ª edição do prêmio Mário Covas

Software de gerenciamento de informações sobre população carcerária recebeu menção honrosa

Na noite de ontem, 5, em que foram celebrados os talentos da gestão pública paulista, a Secretaria da Administração Penitenciária marcou presença. No auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, 59 finalistas do prêmio Mario Covas concorreram em três áreas temáticas diferentes: inovação em serviços públicos, inovação em processos organizacionais e inovação em políticas públicas. A equipe da Penitenciária "Nelson Vieira" I de Guareí subiu ao palco da premiação para receber das mãos do secretário Lourival Gomes a menção honrosa em Inovação em Processos Organizacionais pelo desenvolvimento do aplicativo Sisconpen.

Desenvolvido pelos agentes de segurança penitenciária Carlos Alberto de Almeida –atualmente diretor de Trabalho e Educação daquela unidade – Ewerton Luiz Nunes Leite e Thiago Fernando de Almeida Pires, o software é utilizado atualmente em 16 presídios da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central do Estado. Ele foi criado em 2006 pelos funcionários da P I de Guareí para unificar dados sobre cada preso da unidade. De alcunhas, cicatrizes, medicação ministrada ao preso aos processos pelo quais respondem, é possível ter acesso a todas as informações. O Sisconpen junta em um só lugar dados que até então estavam separados em diferentes arquivos e fichas de papel, permitindo atualmente mais de 280 tipos de consulta e a emissão de mais de 450 tipos de relatórios. O projeto está atualmente em uma nova fase, o Sisconpen.net, que possibilita a pesquisa e troca de informações através de intranet. No momento, participam desse novo módulo, além da P I de Guareí, os Centros de Detenção Provisória de Sorocaba e Campinas.

A Secretaria da Administração Penitenciaria, em conjunto com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap –, teve seis projetos finalistas na 11ª edição do Prêmio Mario Covas. Na área temática Serviços Públicos: “Uma História Além dos Muros: O Surgimento de um novo Equipamento Cultural no Carandiru” e “Programa Regional de Plantio de Mudas Nativas e Recuperação de Mananciais”. Na área temática Processos Organizacionais: “Sisconpen - Sistema de Controle Penitenciário” e “Centro de Políticas Específicas”. E finalmente na Área Temática: Políticas Públicas, “Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – Pet: “De Olho No Futuro” e “Coletor Solar Alternativo e Sistemas Prisionais: Uma Proposta para o Fortalecimento da Reinserção Social”.

Como destacou o professor da USP, economista e consultor em Gestão Pública Hélio Janny Teixeira, coordenador das bancas de avaliação do prêmio Mario Covas em sua fala na abertura do evento, São Paulo é protagonista em gestão pública e os projetos finalistas são casos para "benchmarking" mundial.

aasassa
Topo