03/11/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Portinaris do sistema prisional

CDP de Suzano incentiva a produção artística no 1º concurso de desenho

Exercitar a criatividade em forma de arte pode ser inspirador e trazer bons resultados. Com foco na ressocialização, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano implantou em setembro, o 1º concurso de desenho da unidade em parceria com o Grupo Regional de Ações em Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Diretoria da unidade e Supervisão Técnica.

Depois da conclusão do 1º concurso de redação, que foi bem aceito e apresentou resultados qualitativos, a Supervisão Técnica com apoio da Diretoria e do Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Emerson Luís Luperini, resolveram criar outra iniciativa que estimulasse a imaginação dos participantes.

“A ideia surgiu do pressuposto de que mesmo com as dificuldades de uma unidade prisional, temos a missão de estimular a prática de educação, esporte e cultura para os detentos por meio de práticas que aflorem o desejo e a busca de uma mudança de postura perante a sociedade”, disse o diretor técnico do CDP, Pedro Pataro Junior.

Motivar a produção artística dos detentos é a missão do concurso, que usa os critérios avaliativos de criatividade, originalidade, harmonia entre as cores e relação entre o título e a obra produzida. Com tema livre, sem conteúdo ofensivo e plágio, os desenhos foram produzidos por 88 reeducandos.

A primeira etapa de escolha das 20 obras fica por conta da comissão formada pelos dirigentes do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária, Núcleo de Atendimento à Saúde, Centro de Segurança e Disciplina, Centro Integrado de Movimentações e Informações Carcerárias, Supervisão Técnica, Centro Administrativo e do Núcleo de Pessoal. Já a segunda rodada de seleção é cuidada pelo Grate em sua sede.

De 9 a 25 de setembro e avaliados de 28/09 a 23/10 para eleger os três melhores.

"O concurso de desenho foi uma boa oportunidade para muitos presos mostrarem a arte e a criatividade, talento para ter uma profissão, mas que as vezes faltam oportunidades ou interesse", relata um reeducando.

Concluídas as duas etapas, os desenhos são enviados novamente para o CDP que divulgam o resultado dos três melhores em 29/10. A premiação ocorre em 10/11.

Os responsáveis pelo projeto pretendem fazer outras edições em 2016.

Premiações

1º colocado:

- Livro para colorir antiestresse;
- Caixa de lápis com 48 cores;
- Embalagem com papel para desenhar;
- Livro “Caderno de Exercícios – Desenho a mão livre”.

2º e 3º colocados:

- Livro para colorir antiestresse;
- Caixa de lápis com 24 cores;
- Embalagem com papel para desenhar.

O restante dos participantes receberá certificado de participação.