03/11/15 | Patricia Freitas - Equipe de Comunicação CRSC

6ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade realiza atendimentos no CPP de Porto Feliz

Aconteceu no dia 7 de outubro no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz a 6ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC).

Com o objetivo de oferecer aos reeducandos do CPP um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, a Jornada leva para dentro do sistema penitenciário um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas no processo de reintegração social.

O evento foi realizado com a participação dos parceiros como o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) e Grate (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central, que atuaram na retirada de Registro Geral (RG); a Sert (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho) que emitiu carteiras de trabalho e previdência social (CTPS); Defensoria Pública da Comarca de Sorocaba, que realizou plantão de atendimento judiciário; Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC) que capacitou servidores do GCAE da CRSC para fornecer certidões de nascimento, casamento e de óbito para o evento; Diretoria Regional de Atenção ao Egresso e Família da CRSC que realizou palestra com orientações sobre os serviços prestados; escola de cabeleireiros Art Hair, que realizou cortes de cabelos e uma série de atendimentos de saúde através da equipe de saúde da unidade e também pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Porto Feliz.

A solenidade de abertura aconteceu no centro ecumênico unidade, onde o Coral Efrain, formado por reeducandos do "Projeto Monções inclusão Musical" tocou e cantou o Hino Nacional Brasileiro.

O conjunto musical tocou algumas canções para encerrar a solenidade e dois reeducandos realizaram uma apresentação de Teatro "Joseph Climber".

Logo em seguida foram iniciados os atendimentos disponibilizados entre 9h e 16h30.

A realização dos serviços aconteceu na escola do CPP, onde cada órgão ocupou uma sala de aula do local com toda a infraestrutura necessária para a execução dos trabalhos.

O atendimento jurídico pela Defensoria Pública recebeu 42 reeducandos; emissão de CTPS pela Sert para 71; emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento para 123; emissão de RG foram 88, sendo estendido o serviço por mais alguns dias para atender a todos que necessitavam, totalizando 728; palestra realizada pelo Daef com 85 participantes; palestra sobre “como se comportar em uma entrevista de emprego” e “Higiene Bucal” ,130 participantes; 97 cortes de cabelo; exames diversos de saúde, 222 atendidos, totalizando 858 atendimentos no dia da jornada.

A intenção dos organizadores é realizar a jornada em todos os outros centros de progressão penitenciária do estado, onde estão os presos em cumprimento de pena em regime semiaberto e muitos já trabalham fora da unidade prisional podendo a qualquer momento sair em liberdade. A próxima Jornada de Cidadania e Empregabilidade acontecerá no Centro de Progressão Penitenciária "Dr Eduardo de Oliveira Vianna" de Bauru II.

Estiveram presentes: Levi Rodrigues Vieira, Prefeito Municipal de Porto Feliz, Jean Ulisses Carlucci, coordenador das unidades prisionais da região central, Meri Floriano, supervisora do Pró-Egresso na Sert; Evaldo Barreto dos Santos, diretor Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da CRSC; Ozério Tadeu Pereira, diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da CRC; Luciano Pereira de Andrade, defensor coordenador regional da comarca de Sorocaba e Francisco Ricardo P. de Souza, diretor do CPP de Porto Feliz.